Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: saASASFrasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: saASAS

Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: saASAS

As doses da vacina contra a gripe se esgotaram em praticamente todas as unidades de saúde de Sorocaba (SP) três horas após o início da campanha, nesta terça-feira (24).

Antes das 10h, quase todos os postos de vacinação já não conseguiam mais imunizar ninguém. Dos 33 locais disponibilizados pela prefeitura, apenas 13 estavam funcionando. Os enfermeiros distribuíram senhas para evitar filas e aglomerações nas unidades.

De acordo com a chefe de imunização de Sorocaba, Ane Pontes Gomes, a orientação é para que os idosos permaneçam em casa, em isolamento, até que a município informe oficialmente que recebeu novas doses da vacina.

Vacinas contra gripe esgotam em menos de três horas em Sorocaba

Vacinas contra gripe esgotam em menos de três horas em Sorocaba

“Nós fizemos o pedido e, geralmente, um dia após o recebimento, nós já fazemos a redistribuição para as unidades de saúde. Depois disso, iremos avaliar a melhor forma de distribuição dependendo da quantidade de doses”, explica.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado informou que a pasta montou uma força-tarefa para garantir o envio das doses da vacina com mais agilidade aos municípios.

Inicialmente, o Ministério da Saúde enviou cerca de dois milhões de doses ao estado, valor que representa 32% da quantidade necessária para imunizar os grupos prioritários durante a primeira etapa da campanha, segundo a secretaria.

“No último fim de semana, foram recebidas mais 2,8 milhões de doses, ampliando para 70% o estoque. As novas grades já estão em distribuição até esta terça-feira, graças a essa força-tarefa nas entregas. A pasta está em diálogo contínuo com o ministério para garantir o abastecimento”, informou a secretaria.

Na cidade de Salto (SP), o estoque de vacinas também está esgotado. Segundo a prefeitura, nesta terça-feira serão imunizadas apenas pessoas que já realizaram o agendamento nas unidades de saúde.

Em nota, a prefeitura informou que o município recebeu o repasse de cinco mil doses do Governo do Estado e aguarda uma nova data para a continuidade da campanha.

Já em Votorantim (SP), foram quatro mil doses recebidas no primeiro lote do Governo do Estado. A maioria delas, segundo a prefeitura, foi aplicada durante o primeiro dia da campanha.

As unidades de saúde conseguiram realizar a imunização em alguns pacientes na manhã desta terça, mas os estoques já estão zerados.

As cidades de Piedade, São Roque e Mairinque (SP) também já não possuem mais doses da vacina contra a gripe, sendo que Piedade e São Roque conseguiram fazer a imunização apenas no primeiro dia da campanha.

A única cidade da região de Sorocaba que ainda conta com doses disponíveis é Capela do Alto (SP). A previsão, segundo a prefeitura, é imunizar 800 pessoas até o fim desta terça-feira. Novas doses devem ser entregues até quinta (26).

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Pepsi fará mega show virtual com transmissão global

Pepsi fará mega show virtual com transmissão global Por Alana Santos Para manter o pessoal…