O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, brincou que está rezando, “de joelho no milho”, no aguardo do desfecho da assembleia do aeroporto de Viracopos, que acontece nesta quinta-feira. “Estou de joelho no milho deste ontem para ver se a gente tem um bom desfecho na assembleia de credores hoje”, afirmou a jornalistas após participar de evento na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

 — Foto: Reprodução / Facebook Viracopos — Foto: Reprodução / Facebook Viracopos

— Foto: Reprodução / Facebook Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), controlada por Triunfo e UTC, está em recuperação judicial desde maio de 2018. Desde aquele momento, tenta negociar com seus principais credores – a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – e aprovar seu plano de recuperação judicial, mas até agora não teve sucesso.

A ideia é fechar a versão final de um plano de recuperação no qual a ABV devolva seu contrato ao governo federal, para que o aeroporto possa ser relicitado. Mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), um de seus principais credores, tem apresentado resistência às propostas de Viracopos.

“Existe a sinalização da devolução da concessão, o que nos permite fazer a nova concessão”, disse. “Esperamos que se confirme e a gente consiga avançar.” Ele acrescentou que há “uma boa perspectiva de desfecho”.

Desde dezembro do ano passado, a concessionária decidiu apresentar um novo plano prevendo a devolução da concessão, para que o aeroporto possa ser relicitado pelo governo.

A solução vinha sendo defendida pela Anac, que deverá ser determinante na votação, mas ainda há dúvidas se a agência aceitará determinadas condições do plano de recuperação.

Por isso, há chances de o órgão regulador pedir a suspensão da assembleia.

Na manhã de hoje, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que há uma boa perspectiva de desfecho para a recuperação judicial, diante da sinalização de devolução.

“Estou de joelho no milho deste ontem para ver se a gente tem um bom desfecho na assembleia de credores hoje”, disse ele, em evento da Fiesp, em São Paulo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

HAOC: COMUNICADO CORONAVIRÚS – Boletim 5 de julho

05/07/2020 às 11h40 Cinco óbitos aconteceram entre ontem e hoje, sendo que um dos paciente…