Nova linha Havoline ProDS Full Synthetic API SP, lançada em maio, é recomendada para os motores equipados com os mais avançados recursos (Foto: Getty Images )

A evolução dos motores ao longo da história é para deixar qualquer um de queixo caído. Basta lembrar que a primeira patente de um automóvel, registrada em 1886 pelo alemão Karl Benz, usava motor de cilindro único, com 0,75 cv de potência. Já o primeiro carro feito em série foi o Ford Model T, a partir de 1908, equipado com um quatro cilindros em linha, de 2,9 litros e modestos 20 cavalos, com um consumo de 5,5 km/l.

Voltemos então para o presente, em que motores 1.0 três cilindros com mais de 100 cavalos já são comuns, combinando performance, economia de combustível e redução nas emissões de poluentes. Um salto e tanto, não? Esse avanço foi gradativo e se deu por inúmeros avanços tecnológicos em diferentes áreas. Materiais mais leves e resistentes, turbo, controles eletrônicos, sistemas variáveis de abertura e fechamento de válvulas e injeção direta de combustível são apenas alguns exemplos.

Evolução conjunta
À medida que os motores incorporaram novos recursos, durante esse período de mais de um século, os óleos lubrificantes evoluíram na mesma proporção para atender a demandas cada vez mais exigentes. E a palavra mais recente em termos de tecnologia de lubrificação de motores é a especificação API SP, que faz sua estreia no Brasil neste mês de maio, graças ao pioneirismo da Texaco, com o lançamento da linha Havoline ProDS Full Synthetic API SP, nas viscosidades 5W-30, 0W-20 e 0W-16.

A classificação API, sigla do American Petroleum Institute, está presente nos lubrificantes desde a década de 30 e tem duas letras. A primeira indica a sua categoria de aplicação. A “S” é voltada para carros movidos à gasolina, etanol e GNV – produtos para motores a diesel são identificados com a primeira letra “C”.

Já a segunda letra indica o nível de desenvolvimento daquele lubrificante ao longo dos anos. A cada nova especificação homologada pela entidade, uma nova letra é atribuída – quanto mais distante do A, mais evoluído é o produto. Desde 2010, a formulação mínima comercializada é a API SL. Em resumo, o lubrificante API SP é o que há de mais avançado em termos de formulação de um óleo lubrificante.

Casamento tecnológico
A nova linha Havoline ProDS Full Synthetic API SP é indicada para os motores com projetos modernos, que incorporam recursos avançados que os fazem trabalhar em condições mais extremas de atrito e temperatura. São tecnologias como turbocompressor, injeção direta de combustível nos cilindros e sistema start/stop, além dos carros híbridos, em que os motores a combustão trabalham em conjunto ou de forma alternada com uma ou mais unidades elétricas. É bom lembrar que, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o emplacamento de carros híbridos em 2019 no país triplicou em relação ao ano de 2018, o que evidencia um crescimento da categoria entre os brasileiros.

O lançamento da Texaco promove a limpeza dos pistões e uma redução do desgaste geral – ou seja, os motores ficam mais protegidos e ganham longevidade. Além disso, também a nova linha Havoline ProDS Full Synthetic API SP contribui para uma melhor eficiência energética, que na prática se reflete em uma maior economia de combustível e na redução na emissão de poluentes. Por fim, o motorista ainda tem muito mais comodidade, já que os intervalos para a troca periódica são mais espaçados.

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