Região
Número de balões vistos perto de Viracopos dispara, e especialista fala em risco de queda de aviões

- Promoção Dia dos Pais Divertido
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows

Número de balões vistos perto do aeroporto de Viracopos em Campinas cresce 50% em um ano
O número de balões vistos no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), entre janeiro e 21 de junho, foi 50% maior que os dados do mesmo período de 2021. Foram 57 avistamentos em 2022, dos quais 13 caíram dentro do terminal. O crime ambiental, comumente tratado como brincadeira, pode causar acidentes e levar, até, a queda de aeronaves.
“Para aviação é um perigo muito iminente porque os balões não têm controles, não têm rastreabilidade, o piloto não consegue rastrear isso”, explicou a gerente de segurança operacional de Viracopos, Rosa Brollo.
“Muitas vezes, balões de grande proporção. Geralmente esses balões carregam botijão de gás para manter a chama acesa. Colidir com um balão desse corresponde a mais de 100 toneladas, e isso pode derrubar um avião tranquilamente”.
Além do perigo de colisão, há impacto operacional, já que a situação pode interromper o tráfego aéreo. “Toda vez que ele passa pelo aeroporto, nós somos obrigados a suspender pousos e decolagens. Isso acaba atrasando voos”, completou a gerente.
Balão em chamas em área do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Balão em chamas em área do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Crime ambiental
Previsto na legislação, o crime de soltar balões é punido com multas e pode levar a três anos de prisão.
“Os balões podem causar não só acidente aéreos, mas acidentes em matas e até pegar fogo nas próprias casas”, afirma a gerente.
Por conta do risco, a concessionária que administra o aeroporto lançou nesta semana um projeto que busca mudar a cultura de crianças e de adolescentes sobre soltura de balões.
Chamado “Guardiões de Viracopos”, o projeto chegou a 12ª edição com uma agenda de palestras e distribuição de material informativos nas escolas.
Balão que caiu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Balão que caiu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Região
PF investiga crime de tráfico internacional de drogas por Viracopos


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), a Operação Alta Tensão, com objetivo de aprofundar as investigações sobre uma organização criminosa do tráfico internacional de drogas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 9ª Vara Federal de Campinas, na cidade de Munhoz de Melo (PR).
LEIA TAMBÉMRegião
Polícia Federal apura crime de tráfico internacional de drogas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos


São Paulo/SP. A PF deflagrou nesta terça-feira, 09/08, a Operação SINGULAR 2, visando ao combate à criminalidade cibernética. Em virtude de modernas técnicas de investigação digital no ambiente da DEEPWEB, desenvolvidas pela própria Polícia Federal, combinadas com informações obtidas na primeira fase da investigação, cuja deflagração ocorreu em 2019, foi possível a identificação de membros de organização criminosa com abrangência nacional.
Os investigados são especializados em invasão de e-commerces para furto de dados de cartões de crédito armazenados em seus bancos de dados. Esses cartões são posteriormente vendidos em site mantido pelos investigados na própria internet. Os dados são usados para futuras compras fraudulentas, gerando grande prejuízo ao comércio e às instituições bancárias. O prejuízo estimado atinge a quantia de R$ 125 milhões.
LEIA TAMBÉM- Promoção Dia dos Pais Divertido
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Os valores obtidos com o esquema criminoso são movimentados, principalmente, em criptoativos, os quais são buscados na data de hoje como forma de descapitalizar a Organização Criminosa. Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, cujas penas são de 3 a 8 anos de reclusão; bem como de furto qualificado, com penas de 2 a 8 anos de reclusão, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser apurados.
Comunicação Social SR/PF/SP
Região
Azul encerra voos de Congonhas a Fernando de Noronha e passa operar o destino em Viracopos

A Azul encerrou hoje (08) os voos diretos entre São Paulo (CGH) e Fernando de Noronha (FEN). A partir de amanhã (09), a companhia optou por operar a rota sem escalas para o arquipélago saindo do seu hub, em Campinas (VCP).
- Promoção Dia dos Pais Divertido
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Nova rota
Os voos para Fernando de Noronha partirão de Campinas às terças, quintas, sábados e domingos. No sentido contrário, as viagens sairão de Noronha e farão escalas em Recife antes de retornarem para Viracopos. A rota será cumprida com jatos Embraer 195-E2, com capacidade para 136 passageiros. Confira a programação dos voos:
Campinas (VCP) x Fernando de Noronha (FEN)
Horário de saída: 8h50
Horário de chegada: 13h40
Dias de operação: Terças, quintas, sábados e domingos
Fernando de Noronha (FEN) x Campinas (VCP)
Horário de saída: 14h35
Horário de chegada em Recife: 14h40
Horário de saída de Recife: 15h30
Horário de chegada em Viracopos: 18h55
Dias de operação: Terças, quintas, sábados e domingos
Operação pode se tornar diária
A expectativa é de que a rota se torne diária a partir de dezembro, de acordo com Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul. O executivo destacou que “a nova rota vai trazer mais conectividade aos clientes, já que Viracopos é a nossa principal base de operações e nosso aeroporto com mais conexões, de onde o passageiro pode se conectar a toda malha nacional e internacional da Azul”.
A operação incrementa ainda mais a malha aérea da Azul em Campinas, que já conta com voos para 64 destinos nacionais, além de 3 internacionais. Na média, são 156 voos diários.
O que achou da novidade? As vendas de passagens já estão disponíveis em todas as plataformas oficiais da companhia, incluindo o site da Azul.
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Multinacional VALEO está com vagas de emprego em Campinas; Saiba como se candidatar
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Ypê divulga novas oportunidades de trabalho em Salto; Saiba como se candidatar
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Homem é baleado após discussão familiar pelo cunhado em Indaiatuba
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Rodovia Vinhedo a Viracopos é interditada devido incêndio em casas
-
DestaqueAtualizado há 2 dias
Boletos de agosto do Projeto Passe Bolsa devem ser enviados por WhatsApp na quarta e quinta
-
DestaqueAtualizado há 10 horas
Força Tática apreende mais de 50kg de drogas em Indaiatuba
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Só não se qualifica em Itu e Salto quem não quer
-
EntretenimentoAtualizado há 1 dia
Sessões Cinematerna e Lumiére no mês de agosto