Padre Bento recebe homenagem no 9º Prêmio Padre Antonio Pacheco Homenageado será o Padre Bento Dias Pacheco

Uma homenagem póstuma e duas palestras prometem tornar inesquecível o próximo dia 11 de setembro (quarta-feira), na cidade de Itu, com mais uma edição do Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva, que acontece a partir das 19h, no auditório da Prefeitura. O homenageado será Padre Bento Dias Pacheco e as palestras serão ministradas por dois importantes nomes do cenário nacional: Tarsilinha do Amaral e Dra Ana Claudia Quintana Arantes.

A escolha de Padre Bento como o homenageado da 9ª edição do referido prêmio considerou a importante obra humanitária e religiosa do Apóstolo da Caridade, além da celebração dos seus 200 anos de nascimento. Nos séculos 19 e 20, Padre Bento já exercia com primor o que podemos definir atualmente como “Consciência Transformadora, o Cuidado em semear vidas através dos séculos!”, tema deste ano do Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva.

Além da emocionante história de vida de Padre Bento, o público será agraciado com as palavras de Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta de Tarsila do Amaral – uma das mais importantes artistas brasileiras do século 20 -, que em 1931 pintou a obra Retrato do Padre Bento, único quadro do religioso; e da médica, especialista em Cuidados Paliativos, sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos e autora do livro A morte é um dia que vale a pena viver, Dra Ana Claudia Quintana Arantes. O evento contará ainda com a brilhante participação do Coral Vozes de Itu.

Padre Bento nasceu em Itu aos 17 de setembro de 1819, e ficou conhecido pela dedicação às pessoas com hanseníase que, naquela época, eram marginalizadas pela sociedade, tamanho era o temor pelo contágio da doença. Foram 42 anos de amor, cuidados prestados diuturnamente, doação ao próximo, amparo material e espiritual. O trabalho incessante de Padre Bento em prol desses enfermos necessitados perdurou, ininterruptamente, até ele falecer, em 6 de março de 1911, sem ter desenvolvido a terrível moléstia.

O Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva é organizado pela Sociedade Amigos da Cidade de Itu (Saci) e pela empresa Padovani – Materiais de Construção, com apoio da Prefeitura de Itu, Coral Vozes de Itu e OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia. Com o propósito de homenagear profissionais da área da saúde que, por meio de vocação e dedicação, muito contribuem e enaltecem a história da cidade de Itu, o Prêmio foi criado em 2011, ano em que se comemorou o Jubileu de Ouro da Saci.

Cuidados paliativos

Pode-se afirmar, sem dúvida, que Padre Bento era adepto de cuidados paliativos, tema abordado com muita propriedade pela palestrante Dra Ana Claudia. Diante de tal fato, a sessão de autógrafos com a autora do livro “A morte” é um dia que vale a pena viver, no dia 12 de setembro (quinta-feira), às 10h, na Livraria Atlântica, no Plaza Shopping Itu, integra as celebrações dos 200 anos de nascimento do religioso ituano.

Os autógrafos serão concedidos mediante apresentação de senhas, limitadas e disponíveis na compra antecipada do referido livro, a partir de 5 de setembro, na Livraria Atlântica.

O Plaza Shopping Itu, fundado em abril de 2000, está localizado na Avenida Dr Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso – Itu/SP.

Serviço 1:
Prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva
Data: 11/09/2019
Horário: 19h
Local: Auditório da Prefeitura de Itu, Avenida Itu 400 Anos, 111, Bairro Itu Novo Centro
(endereço para aplicativos de localização: Avenida Agenor Correa Leite de Campos)
Participação do evento mediante inscrição prévia (inscrições encerradas)

Serviço 2:
Sessão de autógrafos
Data: 12/09/2019
Horário: 10h
Local: Plaza Shopping Itu, Avenida Dr Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso
Participação mediante apresentação de senha adquirida na compra antecipada do livro A morte é um dia que vale a pena viver, exclusivamente na Livraria Atlântica, no Plaza Shopping Itu
 

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Casa Aliança Gourmet está com oportunidade(s) para Atendente

Objetivo do Cargo Responsável pelo atendimento dos clientes no restaurante, padaria ou caf…