A Prefeitura de Salto (SP) começou, nesta sexta-feira (14), a limpeza do lixo que cobriu o Parque de Lavras depois que o nível do rio subiu por conta das fortes chuvas que atingiram a capital no início da semana.

A vazão do rio chegou a 1.250 metros cúbicos de água por segundo no início da semana. Moradores disseram que não viam uma situação parecida no local desde 1983. A Casa das Bombas, um ponto turístico da cidade, também ficou coberta de lixo.

LEIA TAMBÉM

Segundo o Executivo, o mutirão de limpeza deve durar, pelo menos, 10 dias.

Como a água e a lama estão contaminadas, a limpeza precisa ser feita com muito cuidado. O médico infectologista Danilo Duarte explica que até o mais simples contato com a água contaminada pode causar doenças, já que o lixo e a água são tóxicos.

“A enchente leva a possibilidade de contrair uma série de doenças infecciosas, como leptospirose, hepatite A febre tifoide e gastroenterites virais. Então, é importante evitar o contato com a água de enchente”, diz o médico.

Toda a sujeira coletada está sendo levada para o aterro sanitário de Salto. Segundo a prefeitura, a maior preocupação é que esse lixo é difícil de ser compactado e, por isso, ocupa um espaço três vezes maior que o lixo orgânico.

O Rio Tietê passa por três barragens: Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Rasgão. A função delas é represar a água. Porém, em situação de excesso de água por conta da chuva, as comportas se abrem por questão de segurança.

Desta forma, a água desce em maior volume e todo o acúmulo de lixo da capital acaba seguindo em direção ao interior.

Cabreúva e Araçariguama

Em Cabreúva, moradores do bairro Bananal, um dos mais atingidos pelo transbordamento do Rio Tietê, que estavam abrigados na Unidade Básica de Saúde (UBS) já voltaram para suas casas.

Os imóveis de 10 pessoas foram atingidos pelas águas e pelo lixo do rio. Neste sábado (15), um mutirão com funcionários da prefeitura e voluntários será realizado para limpar as casas atingidas.

Famílias que estavam abrigadas em UBS voltam para as casas em Cabreúva

Famílias que estavam abrigadas em UBS voltam para as casas em Cabreúva

Em Araçariguama, o Ginásio de Esportes está recebendo diversas doações para as famílias que ficaram desabrigadas. Na cidade, o bairro mais atingido foi o Fazenda Santa Ella.

Voluntários e funcionários estão trabalhando para separar doações e separar os itens doados para distribuir para as famílias.

No bairro, está sexta-feira foi de limpeza. Muitas casas ainda estão cobertas de lama e sujeira. Grupos de moradores estão se organizando e montando grupos de apoios extras.

“A gente está fazendo o cadastro das pessoas necessitadas, vai ser distribuído o kit, roupas, alimentos. Até mesmo fogão, geladeira, que estão chegando doações. Vamos distribuir, assim que as pessoas ligarem, necessitando das coisas, a gente vai entregar. Tem mais de 40 famílias necessitadas, o que a gente quer é ajudar as pessoas”, diz o voluntário Valdir Pereira dos Santos.

De acordo com a assistente social Vila Pereira Feisch, a maior necessidade de doações é de kits de material de limpeza e higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, leite, água e, principalmente, móveis e eletrodomésticos.

Moradores atingidos pela chuva recebem doações em Araçariguama

Moradores atingidos pela chuva recebem doações em Araçariguama

As doações podem ser levadas ao Ginásio dos Campeões, que fica na Rua Espírito Santo, no Jardim Brasil. Com a volta às aulas, na segunda-feira (17), o ponto de doação deve mudar, mas a prefeitura ainda não definiu um novo local.

Segundo a voluntária, a família do bairro Tanque Velho que teve a casa soterrada já está bem. O jovem que ficou ferido foi socorrido e liberado. O patrão do pai da família disponibilizou uma casa para que eles possam morar.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Indaiatuba abre licitação para aplicação e manutenção de sistema de informação aos usuários do transporte público

Sancetur é a atual concessionária do transporte em Indaiatuba. Foto: Guilherme Estevan Cer…