Imposto de Renda — Foto: Letícia Paris/G1Imposto de Renda — Foto: Letícia Paris/G1

Imposto de Renda — Foto: Letícia Paris/G1

A Receita Federal paga R$ 1,4 milhão a contribuintes da região de Piracicaba (SP) nesta segunda-feira (17). O valor é referente ao segundo lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente aos exercícios de 2008 a 2019. Clique aqui para fazer a consulta.

No total, 913 contribuintes foram contemplados no lote, com um total de R$ 1.443.052,26. Desse número, a maior parte é para o lote do exercício residual de 2019 com 586 contribuintes (64%).

Além de Piracicaba, a delegacia regional cobre Águas de São Pedro, Americana, Analândia, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Itirapina, Jumirim, Laranjal Paulista, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Pereiras, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Maria da Serra, São Pedro e Tietê.

Como consultar

No site da Receita Federal e no aplicativo para tablets e smartphones é possível consultar a situação da declaração do contribuinte diretamente nas bases de dados.

  • Pelo telefone – Receitafone, no número 146
  • Pelo computador – site da Receita: insira CPF (apenas números), data de nascimento e os caracteres de verificação (captcha), e clique em “consultar”.

Malha fina

De acordo com a Receita Federal, nos últimos anos a omissão de rendimentos foi o principal motivo para queda dos contribuintes na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Para saber se está na malha fina, basta acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para isso, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página do órgão ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita na declaração, o usuário pode enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Brasil tem 92 mortes por coronavírus; número de casos vai a 3.417

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil subiu para 92 nesta sexta-feira (27), s…