O Aeroporto Internacional de Viracopos — Foto: Ricardo LimaO Aeroporto Internacional de Viracopos — Foto: Ricardo Lima

O Aeroporto Internacional de Viracopos — Foto: Ricardo Lima

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou redução de 74% nos voos domésticos, de acordo com dados da concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura. A queda no fluxo de passageiros ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus e do decreto de quarentena decretado no Estado de São Paulo, com a recomendação de isolamento social e o apelo para que as pessoas permaneçam em casa.

Segundo a concessionária, na terça-feira (23), estavam previstas 274 movimentações de aeronaves domésticas no terminal, mas apenas 71 delas foram realizadas. Confira no gráfico abaixo todos os números de fluxo de voos no aeroporto desde o dia 15 de março.

Movimentação de voos no Aeroporto de Viracopos
Dados mostram o fluxo doméstico a partir do dia 15/03.
Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos

A concessionária informou que não se trata de um cancelamento de rotas e garantiu que as frequências voltarão ao normal quando a movimentação de passageiros no terminal for normalizada.

Voos internacionais

Nas movimentações internacionais, a queda de voos também atingiu 73%. Na terça-feira, a previsão era de 11 operações. No entanto, apenas três aeronaves passaram pelo terminal.

Movimentação internacional em Viracopos
Números correspondem ao fluxo desde o dia 15 de março
Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos

O fluxo de carga também foi afetado. Na segunda-feira (23), a concessionária esperava 12 aviões de exportações e importações no aeroporto, mas apenas 7 operações foram concluídas.

Ações contra o Covid-19

A Aeroportos Brasil Viracopos informa que intensificou os procedimentos de limpeza e desinfecção no terminal, “especialmente nos sanitários, elevadores, escadas e esteiras rolantes”.

“Além disso, a concessionária está veiculando, no terminal de passageiros, avisos sonoros em inglês, português e espanhol sobre sinais, sintomas e cuidados básicos”, diz, em nota.

A empresa que administra o terminal em Campinas divulgou uma série de orientações aos colaboradores e terceirizados que têm contato com passageiros e outros agentes que atuam no terminal. São elas:

  • Se não houver relato de caso suspeito, utilizar máscara cirúrgica e luvas;
  • Se houver relato de presença de caso suspeito, utilizar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas;
  • Em caso suspeito, a Central de Acionamento e Monitoramento Eletrônico de Segurança da concessionária deverá ser acionada imediatamente.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

CORONAVÍRUS

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Indaiatuba chega a 21ª morte por novo coronavírus; casos sobem para 215

1 de 1 Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Scie…