viracopos
Foto: reprodução

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), acaba de anunciar que fechou os primeiros quatro meses do ano com alta de 12,8% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado, consolidando um indicativo de retomada gradual de viagens pelo terminal por parte das companhias aéreas.

Somados os quatro primeiros meses deste ano, 2,8 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram por Viracopos ante 2,5 milhões do mesmo período de 2020. Considerando apenas o mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 340,9%, já que o mês de abril de 2020 registrou grande impacto gerado pela pandemia com apenas 145,3 mil passageiros ante 641 mil passageiros de abril de 2021.

LEIA TAMBÉM

O crescimento do movimento de passageiros em Viracopos está centrado em viagens realizadas dentro do Brasil, já que as viagens internacionais continuam com diversas restrições por causa da pandemia.

Se consideradas apenas as viagens internacionais, a queda é de 86% em relação aos quatro primeiros meses de 2020. Neste ano, 34,1 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram do exterior por Viracopos ante 246,2 mil passageiros do primeiro quadrimestre de 2020.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, a expectativa é que Viracopos recupere em 2021 a queda de movimentação de passageiros registrada no ano passado por causa da pandemia.

Saúde Aeroportuária

No início deste ano, Viracopos recebeu o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a Covid-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.

Airports Council International foi criado em 1991 e possui aeroportos associados em pelo menos 180 países. Viracopos faz parte do ACI desde o início da concessão, em 2013. Agora, o Aeroporto Internacional de Viracopos passa a fazer parte de um seleto grupo de 198 aeroportos que possuem essa certificação, no universo dos mais de 49.000 aeroportos existentes no mundo.

Precaução

Desde março de 2020, com o início da pandemia, o terminal adotou rapidamente uma série de pelo menos 40 medidas contra o contágio da COVID-19 que foram fundamentais para a conquista do certificado internacional de referência em saúde aeroportuária no Brasil.

Viracopos ampliou no ano passado o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros. A iniciativa visou minimizar a propagação da doença diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. Também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura no momento em que os passageiros apresentam o bilhete de embarque.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Burguer King aproveita ação do Rappi e dá Whopper grátis para quem aparecesse com fritas do Méqui

O Burger King decidiu entrar na brincadeira e aproveitar a ação do Rappi para anuncia…