Região
Viracopos recebe novos carregamentos de vacina da Pfizer


A Pfizer Brasil entregará ao Ministério da Saúde, entre os dias 8 e 12 de setembro, 8,97 milhões de doses da vacina ComiRNAty, contra a Covid-19, produzida em parceria com a BioNTech. Sete voos que sairão do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos (EUA), com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, trarão o carregamento. Um dos voos está previsto para chegar hoje, com quase 1,4 milhão de doses, enquanto que neste domingo (12) devem chegar três voos com 3,7 milhões no total.
A previsão é que a Pfizer envie 200 milhões de doses do imunizante ao país até o fim de 2021, por meio de dois contratos de fornecimento da vacina. O contrato fechado em com o Ministério da Saúde em 19 de março prevê a entrega de 100 milhões até o fim de setembro.
LEIA TAMBÉM- Após devolução de concessão, aeroporto de Viracopos lucra pela primeira vez
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Já o segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de mais 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. As doses do imunizante que estão chegando ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos EUA, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, em Purrs, na Bélgica.
Após chegarem no Aeroporto Internacional de Viracopos, as vacinas seguem para o depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos, e depois são enviadas aos mais de 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.
De acordo com o fabricante, já foram enviados mais de 1,2 bilhão de doses da vacina para mais de 120 países, incluindo o Brasil. A Pfizer apresenta uma taxa de sucesso de 99,9% em enviar lotes da vacina ao seu destino, dentro de todos os parâmetros pré-estabelecidos. Com base nas projeções atuais, a Pfizer e a BioNTech estimam que podem fabricar até 3 bilhões de doses da vacina no total, até o fim de 2021. Para 2022, a produção estimada é de 4 bilhões de doses.
Região
Após devolução de concessão, aeroporto de Viracopos lucra pela primeira vez

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, controladora do aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas, divulgou os resultados financeiros de 2021, reportando lucro líquido de R$ 276 milhões, revertendo o prejuízo registrado no ano anterior, de R$ 322 milhões.
Foi a primeira vez que a concessionária finalizou o ano no azul desde que assumiu a gestão de VCP, em 2013. “Apesar do recrudescimento da pandemia da covid-19 no primeiro semestre de 2021, (…) a concessionária conseguiu reverter a situação e apresentar um ótimo resultado operacional”, segundo nota divulgada na última quinta-feira (28).
LEIA TAMBÉM- Após devolução de concessão, aeroporto de Viracopos lucra pela primeira vez
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Ainda segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, o resultado irá possibilitar a antecipação do pagamento de parcelas do empréstimo de longo prazo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), no início da concessão, e que as negociações nesse sentido já estariam em estágio avançado.
Em julho de 2017, a concessionária anunciou a devolução da gestão do aeroporto para o Governo Federal, alegando ter sido impactada pela crise macroeconômica daquele período, quando obteve 40% do esperado em movimentação de cargas.
O novo leilão está previsto para 2024, em conjunto com os terminais de Santos Dumont (SDU) e Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, e de Natal (NAT), no Rio Grande do Norte.
- Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui
Região
Voo inédito de jumbo islandês pousará em aeroporto brasileiro com carga postal


EXCLUSIVO – Nos próximos dias, a empresa Air Atlanta Icelandic, com sede na Islândia, fará um inédito voo ligando a China ao Brasil com uma carga para os Correios. As informações foram compartilhadas com o AEROIN por uma fonte próxima da operação. É esperado que o voo tenha São Paulo como destino e seja operado por um Boeing 747-400F. Os horários ainda serão confirmados.
LEIA TAMBÉM- Após devolução de concessão, aeroporto de Viracopos lucra pela primeira vez
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Apesar de não ser a primeira vez que a empresa opera no Brasil, já que ela fez um voo ao Rio de Janeiro em 2018, segundo dados da ANAC, a operação desta vez é inédita e partirá de Hong Kong para ter um dos aeroportos paulistas como destino (Guarulhos ou Viracopos, a confirmar). A programação deve estar disponível em breve.
Especializada em fretamentos e aluguel de aeronaves a outras operadoras, a Air Atlanta Icelandic é uma tradicional empresa europeia, fundada em 1986 e com 16 aviões na frota, sendo 13 Boeings 747-400F. Recentemente, a empresa revelou planos de voltar ao transporte de passageiros, mas não detalhou se através de aluguéis de aeronaves ou com voos próprios.
Quando a programação estiver disponível, o AEROIN informará.
Região
Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo

- Após devolução de concessão, aeroporto de Viracopos lucra pela primeira vez
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Passageiros no corredor do avião — Foto: Creative Commons/Daniel Lobo
Passageiros no corredor do avião — Foto: Creative Commons/Daniel Lobo
O serviço de alimentação a bordo de aviões será liberado em voos domésticos neste domingo (22) após uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As companhias Gol e Azul informaram que retomarão o serviço já no domingo, enquanto a Latam voltará a oferecê-lo em 1º de junho.
A Gol disse que, no domingo, o atendimento ficará disponível em voos com origem nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Em 1º de junho, ele será disponibilizado em voos que saem de Brasília e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). A operação estará disponível em todos os voos domésticos da empresa a partir de 16 de junho.
“Seguindo as determinações da Anvisa por conta da pandemia da Covid-19, a Gol oferecia, desde dezembro de 2020, apenas água sob demanda nos voos nacionais”, informou. Em voos internacionais, o serviço de bordo da companhia já havia sido retomado em novembro de 2021.
A Azul anunciou que seu serviço de bordo será retomado no domingo e seguirá sem custo adicional. A empresa também afirmou que, recentemente, voltou a oferecer atividades infantis e a possibilidade do uso de chuveiros na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Já a Latam informou que voltará a oferecer snacks e bebidas gratuitamente em voos domésticos a partir de 1º de junho. A empresa planeja operar 542 voos domésticos por dia neste mês.
Uso de máscaras segue obrigatório
Apesar da liberação do serviço de bordo, a Anvisa manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. A decisão foi tomada pela diretoria da agência na última quinta-feira (12).
Na liberação do serviço de bordo, a Anvisa orientou que o atendimento seja o mais breve possível para não prejudicar significativamente o uso de máscaras de proteção facial pelos passageiros.
“Recomenda, também, que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos, pratos, garfos e outros”, disse a Anvisa, em nota.

Veja como tirar o passaporte
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Casa de Bolos abre processo seletivo para Auxiliar de Produção
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Indaiatuba ganha nova rede de Supermercados que anuncia inauguração com descontos de até 70%
-
DestaqueAtualizado há 24 horas
Homem morre baleado em comércio em Indaiatuba
-
DestaqueAtualizado há 16 horas
Sebrae-SP oferece capacitação gratuita para quem quer ser influencer
-
PolíciaAtualizado há 2 dias
Homem é detido por populares após tentar assaltar casal
-
NotíciasAtualizado há 2 dias
Maio Musical entra em sua última semana com oito shows no CIAEI e Parque Ecológico
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Administração Municipal promove mudanças para aprimorar a leitura e o processamento dos dados do Simples Nacional
-
NotíciasAtualizado há 2 dias
Nova farmácia começa operar dentro da UBS da Cecap para entrega de medicação básica