Região
Viracopos tem 100% de aprovação para segurança em auditoria da Anac


O Aeroporto Internacional de Viracopos obteve 100% de conformidade na Auditoria Anual AVSEC (2022), que consiste em uma avaliação detalhada de todos os aspectos envolvidos na organização da segurança contra atos de interferência ilícita na aviação civil. Para os gestores do sítio aeroportuário, o exitoso resultado alcançado consolida o esforço interno para a busca de normas de excelência. Na inspeção AVSEC nenhuma não conformidade foi detectada.
A auditoria no aeroporto foi realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) entre os dias 2 e 4 de maio.
LEIA TAMBÉM
Viracopos obteve 100% de conformidade em 2022, ratificando o resultado da inspeção AVSEC realizada em 2021 – na qual não foram identificadas não conformidades. AVSEC é uma abreviação para o termo em inglês Aviation Security, que significa segurança contra atos de interferência ilícita na aviação.
Foram verificados todos os itens do Compêndio de Elementos de Fiscalização do RBAC 107 Anac previstos para Aeródromo AP-3, durante a auditoria da ANAC. Segundo o Programa de Segurança contra Atos de Interferência Ilícita (PAVSEC), cabe à Anac realizar atividades de Controle de Qualidade AVSEC nos operadores de aeródromos, operadores aéreos e centros de instrução AVSEC, aplicando as providências administrativas cabíveis.
“Essa conquista envolveu, além da Gerência de Segurança, diversas outras áreas da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos como as gerências de Operações, Manutenção, SGSO, Implantação, Administrativa, Carga, Controle de Qualidade AVSEC, Sistemas, Recursos Humanos”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.
A auditoria envolveu outras organizações integrantes do sistema de segurança da aviação civil, com interface direta em procedimentos do agente auditado (Viracopos), dentre outras, empresas prestadoras de serviços auxiliares contratadas e exploradores de áreas aeroportuárias. Na auditoria AVSEC são verificadas as combinações de medidas, de recursos humanos e de materiais destinados a proteger a aviação civil contra atos de interferência ilícita.
“A auditoria incluiu entrevistas com os profissionais responsáveis por AVSEC, profissionais envolvidos diretamente na execução dos procedimentos de segurança, além das verificações de documentos e procedimentos descritos nos programas de segurança, manuais de procedimentos, instruções de trabalho e na regulamentação vigente”, disse o gerente de Segurança de Viracopos, Wesley Ramos Correa.
Região
Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo

- Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Passageiros no corredor do avião — Foto: Creative Commons/Daniel Lobo
Passageiros no corredor do avião — Foto: Creative Commons/Daniel Lobo
O serviço de alimentação a bordo de aviões será liberado em voos domésticos neste domingo (22) após uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As companhias Gol e Azul informaram que retomarão o serviço já no domingo, enquanto a Latam voltará a oferecê-lo em 1º de junho.
A Gol disse que, no domingo, o atendimento ficará disponível em voos com origem nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Em 1º de junho, ele será disponibilizado em voos que saem de Brasília e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). A operação estará disponível em todos os voos domésticos da empresa a partir de 16 de junho.
“Seguindo as determinações da Anvisa por conta da pandemia da Covid-19, a Gol oferecia, desde dezembro de 2020, apenas água sob demanda nos voos nacionais”, informou. Em voos internacionais, o serviço de bordo da companhia já havia sido retomado em novembro de 2021.
A Azul anunciou que seu serviço de bordo será retomado no domingo e seguirá sem custo adicional. A empresa também afirmou que, recentemente, voltou a oferecer atividades infantis e a possibilidade do uso de chuveiros na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Já a Latam informou que voltará a oferecer snacks e bebidas gratuitamente em voos domésticos a partir de 1º de junho. A empresa planeja operar 542 voos domésticos por dia neste mês.
Uso de máscaras segue obrigatório
Apesar da liberação do serviço de bordo, a Anvisa manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. A decisão foi tomada pela diretoria da agência na última quinta-feira (12).
Na liberação do serviço de bordo, a Anvisa orientou que o atendimento seja o mais breve possível para não prejudicar significativamente o uso de máscaras de proteção facial pelos passageiros.
“Recomenda, também, que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos, pratos, garfos e outros”, disse a Anvisa, em nota.

Veja como tirar o passaporte
Região
Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos para Profissionais com Deficiência


Há vagas para Itu e outras cidades
LEIA TAMBÉM- Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, tem vagas abertas para pessoas com deficiência em Itu, para assistente de operações.
Os candidatos e candidatas podem se inscrever em site exclusivo na plataforma da Gupy. A proposta é que as pessoas com deficiência cadastrem seu currículo no banco de talentos para serem considerados em futuras vagas de emprego na companhia.
Os profissionais podem conferir as informações sobrea oportunidade e participar dos processos seletivos no link abaixo. O recrutamento é feito pela Votorantim Cimentos para a Engemix.
Assistente de Operações em Itu – Inscrição no site https://votorantimcimentos.gupy.io/jobs/1743912
Polícia
Rapaz morto em acidente em Salto é sepultado em Itu


Leandro teria perdido o controle de sua motocicleta
LEIA TAMBÉM- Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo
- Bruno di Marco & Cristiano e Pedro Paulo & Alex comandam a FAICI neste sábado (06)
- FAICI 2017 divulga grade de shows
Amigos e familiares de Leandro Roberto de Almeida, conhecido como Batata, estão usando as redes sociais para lamentarem sua morte. O rapaz de 40 anos perdeu sua vida após se envolver em um acidente de trânsito na manhã da última terça – feira (24), por volta das 07h45.
Segundo consta no boletim de ocorrência, Leandro transitava pela avenida Marechal Deodoro, no Jardim das Nações, em Salto – quando, ao que tudo indica, perdeu o controle da direção da motocicleta e colidiu na traseira de um Chevrolet S10 branca que estava estacionada na via. O condutor de um Volkswagen Fox ouviu um barulho: a principio pensou que seu veículo havia sido atingido. Ao parar, o motorista viu Leandro debaixo do utilitário.
O resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o rapaz não resistiu. A Polícia Civil investigará o caso. O local dos fatos, segundo ainda o boletim de ocorrência, foi alterado por populares.
Nas redes sociais, diversas pessoas estão se despedindo de Leandro que era muito conhecido e querido na região. “Meu lindo afilhado. A vida nos dá tremendos choques, é como estou me sentindo. Deus o receba. Siga seu caminho de luz. Meu garoto de ouro. Te amo além”, escreveu uma internauta. “Que Deus tenha em um bom lugar. Descanse em paz”, diz um amigo. O sepultamento do rapaz aconteceu no cemitério municipal em Itu, na manhã desta quarta-feira.
(Rick Caetano)
Com informações Jornal de Itu
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Casa de Bolos abre processo seletivo para Auxiliar de Produção
-
DestaqueAtualizado há 2 dias
Suspeitos de planejar atentado em escola são levados à delegacia em Indaiatuba
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Indaiatuba ganha nova rede de Supermercados que anuncia inauguração com descontos de até 70%
-
DestaqueAtualizado há 16 horas
Homem morre baleado em comércio em Indaiatuba
-
DestaqueAtualizado há 8 horas
Sebrae-SP oferece capacitação gratuita para quem quer ser influencer
-
DestaqueAtualizado há 2 dias
Final do concurso Rainha FAICI 2022 acontece nesta sexta-feira com show de Léo & Raphael
-
PolíciaAtualizado há 1 dia
Homem é detido por populares após tentar assaltar casal
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Maio Musical entra em sua última semana com oito shows no CIAEI e Parque Ecológico