Publicidade

Roberto Leal, cantor português, morreu aos 67 anos vítima de um grave câncer. O artista natural de Portugal era muito querido pelos brasileiros. Ele ficou consagrado com sucessos marcantes, entre eles a música Arebita e Bate o Pé. Roberto Leal já estava hospitalizado há cinco dias e faleceu devido a complicações da doença.

O cantor Roberto Leal sofreu um problema hepático por causa da evolução do tumor maligno. Houve metástase que atingiu órgãos nobres como o fígado, além de provocar uma insuficiência renal. Muita gente não sabe, mas o famoso fez tratamento contra o tumor por dois anos.

Publicidade

Entenda o melanoma

O melanoma foi a doença que vitimou o cantor português. Essa doença é bem grave, sendo um dos tipos de câncer de pele considerado mais raro, porém é muito agressivo, levando o paciente a metástase e culminando na morte de aproximadamente 30% dos portadores da enfermidade.
Teoricamente, o câncer de pele seria mais fácil de ser detectado de maneira precoce.

Contudo, no caso do melanoma, o maior problema é o aprofundamento. Visivelmente pode ser uma pintinha preta, mas penetra feito uma escavadeira dentro do organismo, invadindo o sistema linfático e atingindo outros órgãos. Isso tudo pode ocorrer mesmo antes da doença se manifestar como uma pinta mais feia.

Publicidade

Principais causas

O fator considerado a principal causa desse tipo de tumor é a irradiação ultravioleta emitida pelo sol. Em áreas do planeta em que a insolação é maior, o melanoma costuma atingir pessoas com mais frequência. Além disso, indivíduos de pele clara e que tenham origem europeia também são mais propícios a ter esse tipo de doença.

Publicidade

Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo apresenta. Caso apareça pintas com formatos e tons diversos dentro dela, que apresentem crescimento repentino e sangramento é necessário ter uma atenção e buscar a ajuda de um profissional.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Saúde & Bem Estar
Comentários estão fechados.

Leia também

Polícia Militar prende suspeito de matar idoso baleado em tentativa de assalto em Indaiatuba

João Vitor Amorim, de 22 anos, foi preso suspeito de atirar e matar idoso em tentativa de …