A Johnson & Johnson anunciou nesta terça-feira (22) que a fase final de testes da sua vacina contra o Covid-19 já iniciou. Os testes finais do imunizante devem envolver cerca de 60 mil voluntários. A vacina da farmacêutica estadunidense, em parceria com a farmacêutica belga Janssen Pharmaceuticals que faz parte do grupo, terá apenas uma dose e será testada em oito países, incluindo o Brasil.

Metade dos voluntários receberá a dose da chamada Ad26.COV2.S, enquanto o restante receberá um placebo (substância inativa) para servir como grupo controle. A divisão será feita de forma aleatória, sendo assim, nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão que pessoa recebeu o quê.

LEIA TAMBÉM

O objetivo é que os resultados dos testes apareçam já no início do próximo ano. No caso dos resultados serem positivos, pode ocorrer uma autorização emergencial dos governos em todo o mundo. Ainda assim, os resultados preliminares dessa fase de testes não devem surgir pelos próximos dois meses.

Leia também:

A última fase começou depois de um estudo que apresentou resultados “promissores” no quesito segurança da vacina. Sendo assim, a J&J afirma que apenas uma dose do imunizante deve proteger contra o coronavírus. Ainda assim, um teste com duas doses da vacina será realizado e é provável que aconteça no Reino Unido.

A vacina da Johnson & Johnson está utilizando um adenovírus, causador de uma gripe comum, e modificando-o para fazer com que o nosso sistema de imunização possa se proteger contra o Covid-19. De acordo com a farmacêutica, até 1 bilhão de doses devem ser produzidas e distribuídas no mundo todo em 2021, depois das aprovações necessárias.

Com essa, quatro vacinas já passaram para a última fase de testes nos Estados Unidos. É o caso da outra farmacêutica estadunidense Pfizer, da Moderna e da anglo-sueca AstraZeneca, da qual os testes iniciaram na segunda-feira (21).

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Saúde & Bem Estar
Comentários estão fechados.

Leia também

Viracopos e Rodoviária de Campinas estimam fluxo de 193 mil passageiros no feriado de Finados

O Terminal Rodoviário de Campinas (SP) e o Aeroporto Internacional de Viracopos estimam a …