Ainda que sem comprovação de eficácia, muitos brasileiros seguem usando os medicamentos que compõem o chamado “Kit Covid”. Remédios como cloroquina, hidroxicloroquina e sulfato de hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina podem ainda agravar os quadros da doença.

Desde março de 2020, as notificações de reações adversas pelo uso, principalmente da cloroquina, têm aumentado. De acordo com um levantamento feito pelo Globo, neste período, a Anvisa notificou pelo menos nove mortes relacionadas aos efeitos colaterais do medicamento.

LEIA TAMBÉM

Com isso, também houve uma mudança na lista de medicamentos mais notificados. Segundo o levantamento, em 2019, a cloroquina ocupava o sétimo lugar e, em 2020, alcançou a primeira posição. As notificações de efeitos adversos partem das empresas, profissionais e serviços de saúde, ou pelos próprios pacientes.

No entanto, a Anvisa reforça que essas notificações representam “suspeitas”, nem todas passam por investigação e, mesmo que estejam relacionadas a um medicamento, os efeitos registrados podem ter relação com outras substâncias.

Leia também:

Na comparação entre 2019 e 2020, as notificações de efeitos de todos os medicamentos aumentou de 8.587 para 19.592, representando um crescimento de 128%. Mas, só os medicamentos que compõem o “Kit Covid”, tiveram um crescimento maior que a média de todos os outros. Só a cloroquina registrou um aumento de 558% dos efeitos adversos neste período. Uma das notificações, de acordo com os dados, é de um óbito causado pela reação ligada ao medicamento.

A azitromicina, que também faz parte do kit, teve um aumento de 228% nas notificações de efeitos adversos, entre 2019 e 2020.

Os registros de efeitos sobre o uso de hidroxicloroquina e sulfato de hidroxicloroquina partiu de nenhuma notificação em 2019 para 168 notificações no ano passado. Os principais efeitos colaterais do uso do medicamento notificados foram taquicardia, náuseas, vômito e tontura.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Saúde & Bem Estar
Comentários estão fechados.

Leia também

Educação Municipal de Indaiatuba inicia apoio on-line pela plataforma do Google Meet

Publicação: 23/04/2021 09:16h Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi Release N.º: 402 Foto: …