Campinas
Tempo – Reflexões sobre a Passagem da Vida
Introdução
O tempo é um conceito abstrato, inexplicável e infinito. Ele é medido em segundos, minutos, horas e anos, mas também pode ser sentido no pulsar do nosso coração, na mudança das estações, no envelhecimento do nosso corpo. Este artigo é uma reflexão sobre o tempo e a maneira como o percebemos e vivenciamos.
1. A Infância e o Tempo
Em nossa infância, o tempo parece eterno. Cada dia é uma nova descoberta, cada momento é vivido intensamente. O tempo é um amigo que nos permite brincar, aprender e crescer. Mas mesmo a infância, com toda a sua inocência e beleza, é passageira.
📢 Fique sempre informado! 📰👀
👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
1.1 O tempo bom da infância
A infância é um tempo bom, repleto de risos, brincadeiras e descobertas. É nesse período que formamos nossas primeiras memórias, aprendemos a socializar e começamos a entender o mundo ao nosso redor.
1.2 A passagem do tempo na infância
Porém, mesmo a infância, que parece tão eterna em sua inocência, é passageira. O tempo não para e, antes que percebamos, aqueles dias de brincadeiras e descobertas dão lugar à adolescência.
2. A Mocidade e o Tempo
A mocidade é o período da vida em que começamos a construir nossa própria identidade. É um tempo de plantar sonhos e esperanças, de tomar decisões que irão moldar nosso futuro.
2.1 O tempo de construir na mocidade
Durante a mocidade, o tempo parece ser nosso aliado. Temos a sensação de que temos todo o tempo do mundo para construir nossos sonhos, alcançar nossos objetivos e fazer a diferença.
2.2 A passagem do tempo na mocidade
No entanto, assim como na infância, a mocidade também é passageira. O tempo continua a avançar, trazendo consigo novas responsabilidades, desafios e experiências.
3. A Maturidade e o Tempo
A maturidade é o tempo da colheita. É quando colhemos os frutos do que plantamos durante a mocidade. É também um tempo de semear novos sonhos e projetos.
3.1 O tempo de colher na maturidade
A maturidade é o tempo de colher os frutos do que plantamos em nossa mocidade. É quando podemos ver os resultados de nossas ações, nossas escolhas e nossos esforços.
3.2 A passagem do tempo na maturidade
Mas, como todas as outras fases da vida, a maturidade também é passageira. O tempo não para e, em algum momento, teremos que aceitar que estamos envelhecendo.
4. O Tempo Sem Tempo
Há um tempo que parece não ter tempo: o tempo do amor. O amor é eterno, é um recomeçar infinito. É um tempo que transforma e transcende todos os outros tempos.
4.1 O tempo do amor
O amor é um tempo sem tempo. É um momento que parece parar o relógio, um instante que parece durar uma eternidade. É um tempo que nos transforma e nos faz sentir vivos.
4.2 A passagem do tempo no amor
No entanto, mesmo o amor, em todas as suas formas, é afetado pela passagem do tempo. O amor pode amadurecer, pode mudar, pode até mesmo acabar. Mas, como o tempo, o amor também é infinito.
Conclusão
O tempo é um mistério, uma força que não podemos controlar. Ele passa, independentemente de nossos desejos ou expectativas. Mas, ao invés de temermos a passagem do tempo, devemos abraçá-la. Afinal, cada segundo, cada minuto, cada hora que passa é uma oportunidade para vivermos plenamente, para amarmos intensamente e para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.
Zelita Verzola é professora, escritora, membro da Academia Francana de Letras
Comentários
A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.
Mais Lidas
1. Homem é baleado pela GM após atirar contra a própria neta em Campinas
2. Mulher é presa após tentar atear fogo no ex-marido dentro de ônibus em Campinas
3. Mulher esperou ex-marido se distrair e tentou atear fogo, veja vídeo
4. Vítima consegue imobilizar ladra durante tentativa de assalto em Campinas
5. Reunião emergencial para extinguir incêndio
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.