Campinas
Aeroporto de Congonhas retoma as operações após interrupção de energia; voos foram realocados
Interrupção de energia causa realocação de voos
15 de março de 2024 | 19h25 | Atualizado há 26 minutos
Com a interrupção das operações de aterrissagem e partida, os voos que tinham como destino o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisaram ser redirecionados nesta sexta-feira (15) para outros aeroportos, como os de Confins (MG), Galeão (RJ) e Viracopos (SP), conforme divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB). As operações no aeroporto já foram retomadas.
📢 Fique sempre informado! 📰👀
👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Devido a um problema externo no fornecimento de energia que afetou a torre de controle, o Aeroporto de Congonhas teve que interromper as operações das 14h25 às 15h51. Segundo a FAB, isso impactou 28 voos que partiriam de Congonhas e 19 pousos que tiveram que ser redirecionados para outros locais.
A Aena, concessionária que administra o aeroporto, suspendeu todas as operações de aterrissagem e decolagem no aeroporto até que a energia fosse restabelecida. No terminal de passageiros, os geradores foram ativados imediatamente e a energia voltou. No entanto, no restante do aeroporto, o problema demorou um pouco mais para ser resolvido.
Durante o período em que as operações foram suspensas, a Aena registrou 14 cancelamentos de voos, 25 partidas canceladas e 13 voos redirecionados para outros aeroportos.
De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea, o problema foi causado por um incêndio na linha de transmissão próxima ao aeroporto, às 13h59.
> ‘Isso provocou a degradação nas comunicações da torre, o que obrigou a FAB a realocar os voos de Congonhas para outros aeroportos.’
A Aena recomenda que todos os passageiros com voos programados para Congonhas nesta sexta-feira entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação dos voos.
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia, informou que houve ‘uma ocorrência na rede elétrica que abastece o aeroporto de Congonhas, que causou a interrupção no fornecimento de energia na localidade’. A concessionária disse que ‘realizou manobras em sua rede e atuou para restabelecer o serviço, que já se encontra normalizado’.
O posicionamento das companhias aéreas
A Latam informou que a companhia desviou ou cancelou parte de seus voos em São Paulo. ‘Esta é uma situação totalmente fora do controle da companhia, que está prestando a assistência necessária aos passageiros’. De acordo com a companhia, os voos já foram retomados e os clientes afetados estão sendo realocados em outros voos da empresa.
A Azul relatou que dois de seus voos tiveram que ser redirecionados para Viracopos. Outros cinco foram cancelados. ‘A companhia destaca que os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes’.
A Gol informou que 11 voos da companhia tiveram que ser cancelados por causa do problema e outros 11, que tinham como destino Congonhas, foram transferidos para outros aeroportos. ‘Todos os clientes afetados estão recebendo as devidas facilidades e sendo realocados nos próximos voos’.
Agência Brasil
Para enviar fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com, use o WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.
Notícias mais lidas
1. Portí Atacadista é inaugurado em Cascavel
2. Seis apostas acertam os 15 números da Lotofácil
3. Justiça suspende processo contra ex-presidente da Vale
Últimas notícias
1. Matagal na Avenida Tito Muffato pega fogo
2. Estudo no Refúgio Biológico de Itaipu identifica abelha inédita no Brasil
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (45) 3301-2600.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.