Connect with us
Operação Contra Extorsão - Delegado, Policiais e Guardas de Indaiatuba Presos Operação Contra Extorsão - Delegado, Policiais e Guardas de Indaiatuba Presos

Destaque

Operação Contra Extorsão – Delegado, Policiais e Guardas de Indaiatuba Presos

Published

on

Uma recente operação judicial colocou em cheque a integridade das forças policiais em Indaiatuba, Brasil, resultando na prisão de um delegado, diversos policiais e guardas municipais.

A Operação em Detalhes

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) realizou uma ação na manhã de terça-feira (26), visando policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba (SP). José Clésio Silva de Oliveira Filho, delegado titular do 1º Distrito Policial, foi preso de acordo com informações confirmadas pelo MP.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

O Gaeco revelou que os crimes investigados estavam relacionados a extorsão, corrupção e organização criminosa. A operação executou um total de 17 mandados de busca e apreensão, além de 13 de prisão temporária, tanto em Indaiatuba quanto em Itu.

Quem São os Presos

Os mandados foram direcionados a endereços ligados a policiais civis, guardas municipais e advogados. Os presos incluem:

Advertisement

1. Delegado titular do 1º DP de Indaiatuba
2. Dois investigadores
3. Um escrivão
4. Dois guardas municipais
5. Três advogados

A residência do delegado e a sede do 1º Distrito Policial de Indaiatuba foram alvos de busca e apreensão. Os policiais civis presos foram levados para a corregedoria da Polícia Civil em Campinas (SP), enquanto os demais presos foram conduzidos ao 1º DP de Indaiatuba.

Os Crimes Cometidos

De acordo com o Gaeco, a organização criminosa composta por policiais civis, guardas e advogados, invadia estabelecimentos comerciais e extorquia empresários.

Advertisement

O grupo forjou boletins de ocorrência, inquéritos e relatórios de investigação para respaldar a exigência de pagamentos como resgate diante de eventuais prisões decretadas ou garantias de não investigação.

Segundo o MP, ‘mais de uma dezena de empresários’ foram vítimas de extorsão no período de um ano. A operação envolveu pelo menos 15 promotores de Justiça, 10 servidores do Ministério Público, 94 policiais militares e 19 policiais civis.

O MP solicitou o bloqueio de valores e o sequestro de bens que giram em torno de R$ 10 milhões. A operação recebeu o nome de ‘Chicago’, uma referência à cidade americana durante os anos 20 e 30, quando gangsters governavam a cidade ‘à base de violência, desprezando a lei e criando fortunas com os crimes’.

Advertisement

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

[Link do vídeo](linkdovideo)

Veja também

[Notícia relacionada](linkdanotícia)

Advertisement

Mais lidas

1. [Notícia mais lida 1](linkdanotícia_1)
2. [Notícia mais lida 2](linkdanotícia_2)
3. [Notícia mais lida 3](linkdanotícia_3)
4. [Notícia mais lida 4](linkdanotícia_4)
5. [Notícia mais lida 5](linkdanotícia_5)

Mais do G1

[Link de notícias relacionadas](linkdenotícias_relacionadas)

Advertisement

Conclusão

Este caso de corrupção policial é um duro golpe para a confiança do público nas instituições de segurança pública. É crucial que as investigações sejam conduzidas de maneira transparente e completa, e que os responsáveis sejam levados à justiça. Só assim a fé na integridade das forças de segurança pode ser restaurada.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement