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Neta Auto - A Nova Potência Chinesa no Mercado Brasileiro de Veículos Elétricos Neta Auto - A Nova Potência Chinesa no Mercado Brasileiro de Veículos Elétricos

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Neta Auto – A Nova Potência Chinesa no Mercado Brasileiro de Veículos Elétricos

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A indústria automotiva brasileira está prestes a receber um novo player de peso: a Neta Auto, uma submarca da Hozon Auto focada em carros elétricos. Com planos ambiciosos de ingressar no país, essa fabricante chinesa já confirmou o lançamento de três modelos elétricos de uma só vez no início do segundo semestre de 2023.

Seguindo os passos de marcas conterrâneas como BYD e GWM, a Neta Auto também pretende estabelecer uma base de produção no Brasil a partir de 2026. E, segundo informações apuradas pela Autoesporte, um dos locais em consideração é a fábrica da Toyota em Indaiatuba, interior de São Paulo.

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A Fábrica de Indaiatuba no Radar da Neta Auto

Após quase três décadas de operação, a unidade da Toyota em Indaiatuba está programada para encerrar suas atividades até o final de 2025. A produção do sedã médio Corolla será transferida para Sorocaba, também no interior paulista, como parte de um plano de investimentos de R$ 11 bilhões da montadora japonesa. Inclusive, a Toyota já deu início a um processo de demissões para viabilizar o fechamento da fábrica de Indaiatuba.

Nesse contexto, a Neta Auto vislumbra uma oportunidade estratégica em adquirir essa instalação pronta. Conforme afirmou Henrique Sampaio, diretor de Marketing e Produto da Neta no Brasil, ‘Faz sentido [do ponto de vista estratégico] uma fábrica no estado de São Paulo e que já esteja pronta. Portanto, existe esse estudo [sobre a possível compra de Indaiatuba]’.

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Vantagens de uma Fábrica Existente

A aquisição de uma fábrica já montada oferece vantagens significativas para a Neta Auto. Primeiramente, economiza investimentos e tempo que seriam necessários para construir uma planta do zero em menos de dois anos, o que parece inviável. Além disso, a fábrica de Indaiatuba possui uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, oferecendo espaço adequado para as operações da marca chinesa.

No entanto, é importante ressaltar que a produção atual da fábrica, incluindo uma versão híbrida flex do Corolla, difere do foco exclusivo em veículos elétricos da Neta Auto. Portanto, seria necessário um período de reestruturação e adaptações para acomodar uma linha de montagem específica para carros elétricos com bancos robustos de bateria.

Estratégia de Implantação no Brasil

Enquanto a Neta Auto não define o local exato de seu complexo fabril em solo brasileiro, a empresa está empenhada em estruturar sua rede de concessionárias e estabelecer um grande centro de distribuição de peças em São Paulo. Esse centro será crucial para iniciar as vendas já em 2024, com produtos importados.

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Wilson Sun, presidente da Neta Auto e vice-presidente executivo do departamento de negócios internacionais, ressalta a importância do Brasil para o mercado de carros elétricos, afirmando: ‘O Brasil é muito importante para o mercado de carros elétricos. Portanto, terá um centro de distribuição de peça e oficinas especializadas por aqui. Neste início de operação será em São Paulo. Já a fábrica precisa estar em um local que atenda as demandas logísticas de mercado da marca’.

Expansão Global da Neta Auto

A Neta Auto já possui três fábricas em operação em diferentes países: China, Tailândia e Indonésia. Nos próximos anos, o plano é abrir plantas em mais três nações: Brasil, México e Malásia. Os executivos da companhia ressaltam que a fábrica brasileira será de grande importância estratégica, uma vez que os carros produzidos aqui serão vendidos em vários países da América do Sul, região que receberá uma grande ofensiva da marca nos próximos anos.

Assim como no mercado brasileiro, o Chile também receberá seus primeiros lançamentos da Neta Auto já no início do segundo semestre deste ano.

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Três Lançamentos Confirmados para o Brasil

Fundada em 2019, a Neta é uma submarca da Hozon Auto, fabricante com foco em carros elétricos. Atualmente, a marca possui sete veículos em seu portfólio, e três deles chegarão ao Brasil entre julho e agosto.

1. Neta GT: O Esportivo Elétrico

Um dos destaques é o Neta GT, um cupê esportivo de quatro lugares que rivaliza diretamente com o Tesla Model 3 no mercado chinês. Esse modelo já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no ano passado e foi escolhido para simbolizar a chegada da marca ao Brasil durante o evento de apresentação.

O Neta GT oferece duas opções de baterias: 64 kWh e 74 kWh de capacidade, entregando entre 550 km e 650 km de autonomia no ciclo chinês WLTC. É provável que esses números sejam mais baixos quando avaliados pelo Inmetro. Quanto à potência, as opções variam entre 231 cv e 462 cv, dependendo da versão.

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2. Neta L: SUV Médio com Autonomia Impressionante

Outro modelo que está no radar para o Brasil é o Neta L, um SUV de porte médio com 4,77 metros de comprimento e 2,81 m de entre-eixos. Com uma bateria de 30,6 kWh combinada com um tanque de 50 litros, o alcance calculado do Neta L é de impressionantes 1.070 km. Há também uma versão elétrica, com bateria de 68,1 kWh, capaz de rodar 460 km pelo ciclo WLTC.

3. Neta Aya: O Carro de Entrada Acessível

A Neta também tem em sua gama outros dois SUVs menores, o X e o Aya – este último quase certo para o Brasil -, além do sedã S, todos elétricos. O Aya é o carro de entrada da marca e deve custar na faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil para concorrer com o BYD Dolphin.

A opção mais básica do Aya possui apenas um motor elétrico de 54 cv e 11,2 kgfm, com uma autonomia de 318 km (CLTC). Já na opção topo de linha, os números são melhores: 95 cv, 15,3 kgfm e 401 km de autonomia. As respectivas baterias são de 35 e 55 kWh.

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Mais informações sobre o início das operações e vendas da

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
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