Connect with us
Conexão Direta Entre o Centro e Viracopos Conexão Direta Entre o Centro e Viracopos

Campinas

Campinas Intensifica Esforços contra a Dengue com Mutirão nas Proximidades do Aeroporto de Viracopos

Published

on

Em um movimento concertado para combater a crescente epidemia de dengue, a Prefeitura de Campinas está promovendo seu 18º mutirão municipal de 2024 neste sábado, 1º de junho. Essa iniciativa tem como foco principal a conscientização da população e a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, nos bairros vizinhos ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

Áreas Alvo e Ponto de Encontro

O mutirão deste fim de semana concentrará seus esforços em 11 bairros estratégicos próximos ao aeroporto, incluindo o Parque das Indústrias, Jardim Planalto de Viracopos, Novo Planalto, Jardim Aeronave, Jardim São Pedro de Viracopos, Jardim Adhemar de Barros, Jardim São Cristóvão, Vila Princesa, Città di Salerno, Jardim Esplanada e Núcleo 28 de Fevereiro.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

As equipes de voluntários e agentes de saúde se reunirão no Centro de Educação Infantil (CEI) Corujinha, localizado na Rua Rodney Ricci, s/nº, esquina com a Rua Martinho Lutero, no Jardim Adhemar de Barros, a partir das 8 horas da manhã.

Composição das Equipes e Identificação

Espera-se a participação de aproximadamente 200 voluntários e agentes da Saúde, incluindo funcionários terceirizados da empresa Impacto Controle de Pragas. Esses profissionais estarão devidamente identificados, com os integrantes da empresa terceirizada vestindo camisetas laranja com o logotipo da empresa e calças cinzas, enquanto os líderes das equipes usarão camisetas verdes com as mesmas características. Todos os participantes portarão crachás de identificação.

Advertisement

Precauções de Segurança e Verificação

Para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores, a Defesa Civil disponibilizará o número 199 para que os residentes possam obter informações e esclarecer dúvidas sobre a ação. Devido à proximidade com a área do Aeroporto de Viracopos, esta operação não contará com o uso de drones.

Os resultados e o balanço final do mutirão serão divulgados na segunda-feira, 3 de junho.

A Importância da Prevenção Domiciliar

A melhor forma de prevenir a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Isso inclui remover água acumulada em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas, além de vedar adequadamente a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

Advertisement

Estatísticas das secretarias municipal e estadual de Saúde revelam que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão localizados dentro das residências. Portanto, o combate eficaz à epidemia exige um esforço conjunto entre o Poder Público e a população para eliminar quaisquer espaços com água parada que possam ser utilizados pelo inseto para sua proliferação.

Esforço Multisetorial e Apoio Interinstitucional

O mutirão é uma operação multisetorial que conta com o apoio de profissionais de diversas secretarias municipais, incluindo Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social, Trabalho e Renda, além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) e Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

Essa colaboração interinstitucional visa garantir uma abordagem abrangente e coordenada no combate à dengue, aproveitando os recursos e expertise de diferentes áreas para maximizar os resultados.

Advertisement

Campinas em Alerta: Epidemia e Situação de Emergência

Atualmente, Campinas enfrenta uma situação de epidemia de dengue, tendo declarado situação de emergência em 7 de março. O alerta sobre o risco de transmissão da doença é válido para todas as regiões da cidade.

A epidemia de dengue é um desafio nacional, e neste ano, dois fatores contribuíram significativamente para o aumento de casos em Campinas, apesar dos esforços contínuos da Administração Municipal para combater a doença e aprimorar a assistência em saúde:

1. Circulação Simultânea de Sorotipos: Pela primeira vez na história, três sorotipos do vírus da dengue estão circulando simultaneamente na cidade, tornando a situação ainda mais complexa.

Advertisement

2. Condições Climáticas Favoráveis: As sucessivas ondas de calor registradas desde outubro criaram condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, exacerbando a transmissão da doença.

Orientações para a População

A Secretaria de Saúde de Campinas enfatiza a importância de buscar atendimento médico imediato em caso de febre, que pode ser um sintoma da dengue. A população é orientada a não banalizar os sintomas e evitar a automedicação, pois isso pode comprometer o diagnóstico clínico, o tratamento adequado e a recuperação.

Além disso, pessoas com suspeita ou confirmação de dengue que apresentarem sinais de agravamento, como tontura, dor abdominal intensa, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos, devem buscar auxílio em prontos-socorros ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) o mais rápido possível.

Advertisement

Preparação Antecipada e Medidas Adicionais

Antecipando a nova epidemia de dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas realizou um estudo em 2023 que apontou a necessidade de medidas adicionais ao planejamento regular de prevenção e combate à doença. Essas medidas incluíram:

– Criação de uma Sala de Situação para análise sistemática da situação epidemiológica.
– Reorganização da rede municipal de saúde para melhor atendimento aos pacientes.
– Lançamento de um novo site para divulgação de informações sobre a dengue.
– Reforço dos estoques de insumos essenciais para o tratamento da dengue na rede municipal de saúde, com base em uma projeção de pelo menos 100 mil casos até maio de 2024.

Tecnologia a Favor da Saúde: Int
Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement