Campinas
Operação Atalaia – A luta da Polícia Federal contra o tráfico de drogas em Viracopos
A Polícia Federal (PF) de Campinas, uma das cidades mais importantes do interior paulista, tem se destacado em suas ações contra o tráfico de drogas, sobretudo através do Aeroporto Internacional de Viracopos. Entre as operações mais notáveis está a Operação Atalaia, que resultou na prisão de duas pessoas e no bloqueio de R$ 720.000,00 em ativos financeiros.
A Operação Atalaia
A Operação Atalaia foi deflagrada na manhã de uma quinta-feira, 7 de março de 2024. A ação resultou na prisão de duas pessoas envolvidas com o tráfico internacional de drogas no interior de São Paulo.
📢 Fique sempre informado! 📰👀
👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
> ‘O objetivo da ação era desarticular uma associação criminosa que atua por meio do terminal de passageiros e bagagens do Aeroporto Internacional de Viracopos’, disse a PF em comunicado.
No total, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Juíza Federal Valdirene Ribeiro de Souza Falcão, titular da 9ª Vara Federal em Campinas, nas cidades de Rio Claro e Taboão da Serra.
Alvos da Operação
Os alvos da operação foram endereços residenciais de quatro homens e duas mulheres apontados como aliciadores, fornecedores da droga, financiadores de despesas referentes às viagens e responsáveis pela lavagem do dinheiro obtido ilicitamente.
> ‘Durante a investigação, foi possível catalogar outras 12 viagens internacionais realizadas por pessoas aliciadas pelo mesmo grupo criminoso’, informou a PF.
Além das buscas e prisões, foram determinados o sequestro de veículos e o bloqueio de contas bancárias das pessoas físicas investigadas e da pessoa jurídica, com sede na cidade de Santa Luzia, interior do estado do Maranhão, utilizada para lavagem de capitais, até o limite de R$ 720.000,00.
Início das Investigações
As investigações que culminaram na Operação Atalaia tiveram início no dia 15 de maio de 2023, quando um homem de 25 anos de idade foi preso em flagrante ao tentar embarcar em voo com destino a Lisboa, transportando 11 quilos de cocaína ocultos em sua mala de viagem.
Conclusão
A Operação Atalaia é um exemplo de como as forças de segurança estão trabalhando para combater o tráfico de drogas. Com ações como essas, é possível desarticular grupos criminosos e diminuir a quantidade de drogas que circulam pelo país.
Tags: CampinasOperação AtalaiaPFPolícia FederalRio ClaroTaboão da Serratráfico de drogasViracopos
Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
[WhatsApp](//api.whatsapp.com/send?text=PF%20de%20Campinas%20faz%20opera%C3%A7%C3%A3o%20para%20combater%20o%20tr%C3%A1fico%20de%20drogas%20por%20Viracopos%0Ahttps%3A%2F%2Fhoracampinas.com.br%2Fpf-de-campinas-faz-operacao-para-combater-o-trafico-de-drogas-por-viracopos%2F)
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.