Campinas
Operação ‘Viagem Segura’ – uma parceria entre a EMDEC, Viracopos e forças de segurança
Introdução
Em uma ação conjunta para combater o transporte clandestino de passageiros e irregularidades no trânsito, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) realizou a ‘Operação Viagem Segura’ no Aeroporto Internacional de Viracopos.
## Objetivo da Operação
📢 Fique sempre informado! 📰👀
👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
A Operação Viagem Segura foi planejada com o objetivo de coibir práticas ilegais que comprometem a segurança dos passageiros e a integridade do sistema de transporte público.
Detalhes da Operação
A operação ocorreu na manhã de uma quarta-feira, iniciando às 7h30, com a implantação de dois pontos de bloqueio estrategicamente posicionados nas avenidas José Angarthem e 14 Bis. A operação foi feita em parceria com a Guarda Municipal e as Polícias Civil, Federal e Militar, além da Gerência de Segurança da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e equipes de segurança privada do aeroporto.
Resultados da Operação
Como resultado da operação, houve 16 autuações e 12 remoções ao Pátio Municipal, sendo duas pela prática de transporte não regulamentado. Durante a operação, os embarques de passageiros para voos não foram prejudicados, garantindo a fluidez e a segurança das atividades aeroportuárias.
Autuações
Das 16 autuações, nove foram aplicadas a motocicletas, seis a automóveis e uma a van. Dois veículos que realizavam transporte clandestino foram autuados e removidos ao Pátio, dois condutores de motocicletas foram autuados por irregularidades no escapamento e duas autuações foram aplicadas a motoristas que prestavam transporte por aplicativo sem o uso do QR Code. Seis motos e seis carros foram removidos ao Pátio.
Abordagens
Foram abordados 29 veículos no total, sendo 21 motocicletas, sete carros e um utilitário. Nas abordagens de segurança, as forças policiais abordaram 39 pessoas.
Bloqueios
Foram dois pontos de bloqueios, sendo um focado na abordagem de veículos suspeitos de transporte clandestino de passageiros por aplicativo, com apoio da Polícia Militar. E outro na fiscalização de trânsito, com apoio da Guarda Municipal, para identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.
Transporte irregular de passageiros é infração gravíssima
Em Campinas, a Resolução Municipal nº 84/2018 disciplina o serviço remunerado para transporte individual de passageiros por aplicativo. Para prestar o serviço no município, é preciso manter relação direta com as empresas escolhidas para a intermediação de suas viagens. Os veículos devem exibir identificação visual com QR Code.
Fiscalizar para mudar comportamentos
O principal objetivo das operações de fiscalização é ampliar a segurança dos demais condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. Além disso, ao coibir o transporte clandestino de passageiros, o município preserva a segurança pessoal dos passageiros.
Conclusão
Por meio dessas ações coordenadas e do engajamento de todas as partes envolvidas, a operação ‘Viagem Segura’ reafirma o compromisso com a segurança viária e o combate ao transporte clandestino, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e organizado para todos os usuários das vias públicas do aeroporto.
Aeroporto Internacional de Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, é um dos mais importantes do Brasil. Sua localização estratégica e infraestrutura de ponta permitem operações de grande porte, tanto de passageiros como de cargas. Todos os direitos reservados.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.