Connect with us
Prefeitura apresenta projeto de trem aéreo entre Viracopos e Campinas Prefeitura apresenta projeto de trem aéreo entre Viracopos e Campinas

Campinas

Prefeitura apresenta projeto de trem aéreo entre Viracopos e Campinas

Published

on

A Prefeitura de Campinas divulgou recentemente um projeto ambicioso para a implementação de um trem aéreo que ligará o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos. O anúncio, que foi publicado no Diário Oficial do Município, revelou que a proposta é estabelecer um modal ferroviário urbano de 18 quilômetros entre o Pátio Ferroviário de Campinas e o aeroporto.

Parceria Público-Privada

Para a execução do projeto, a prefeitura está convidando empresas e consórcios para apresentar estudos técnicos que apoiem a modelagem de uma concessão para a implementação e operação da futura linha férrea. O Secretário de Transportes, Vinícius Riverete, afirmou que os estudos indicarão se o modelo mais viável será uma parceria público-privada (PPP) ou uma concessão.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

BYD do Brasil

A iniciativa para a realização do projeto partiu após a BYD do Brasil propor a realização de estudos técnicos para a implementação e operação do ramal SkyShuttle em Campinas. Este veículo 100% elétrico com rodas de borracha, que circula em uma pista elevada e possui um sistema de direção automatizado, é uma proposta inovadora da empresa chinesa.

Benefícios Ambientais

Segundo a proposta da empresa chinesa, o SkyShuttle reduz o impacto das emissões de gases de efeito estufa e de partículas, além de diminuir a utilização e a dependência de combustíveis fósseis. O sistema permite a redução do raio da curva para um mínimo de 15 metros, o que permite, segundo a empresa chinesa, que o veículo seja facilmente integrado ao sistema rodoviário.

Advertisement

Programa Municipal

O Comitê de Gestão do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, em reunião extraordinária realizada em 19 de março, autorizou a realização do projeto para estudos sobre a implementação do ramal ferroviário urbano. Com a publicação do chamamento público, outras empresas interessadas também poderão apresentar propostas.

Procedimento de Manifestação de Interesse

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) ocorre após uma empresa interessada em um determinado investimento financiar estudos preliminares, apresentando o tipo de contrato que deve ser adotado na PPP, as contrapartidas que o governo deve dar, além de apresentar um cronograma para o projeto se tornar viável.

Os interessados devem apresentar projetos, levantamentos, investigações e estudos para a modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica relacionada ao modal. Eles também incluirão a implementação, gestão, operação e manutenção do sistema, através de tecnologia de baixo carbono, mais sustentável e eficiente, com material rodante que opera em trilhos.

Advertisement

Cronograma do Projeto

As entidades jurídicas interessadas terão 30 dias para submeter um requerimento para realizar os estudos. Aquelas selecionadas terão 90 dias para apresentar seus estudos e projetos. Uma comissão avaliará o melhor projeto – que poderá ser utilizado integralmente ou em parte – na preparação de editais de licitação, contratos de concessão para a construção e operação do sistema.

Se a manifestação de interesse de uma empresa for selecionada pela Prefeitura, mas ela não ganhar o processo de licitação para a implementação e operação do ramal ferroviário, a Prefeitura deve considerar o valor total do estudo a ser reembolsado pelo vencedor da licitação.

Os desenvolvimentos futuros deste projeto promissor são aguardados com grande expectativa, pois ele tem o potencial de revolucionar o transporte público na região e trazer inúmeros benefícios econômicos e ambientais.

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Campinas
Fotos: BYD China

Quer receber as nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2021 powered by Notícias de Indaiatuba.