Campinas
Denis Andia explora a possibilidade de interligar a região e Viracopos ao Trem Intercidades
Denis Andia, o renomado secretário nacional de mobilidade urbana, está empenhado em revolucionar o sistema de transporte público na região metropolitana de Campinas. Ele promete melhorar a mobilidade urbana através de uma ligação estratégica entre a região, o aeroporto internacional de Viracopos e o Trem Intercidades.
Um projeto de impacto
O projeto de Andia é ambicioso e tem o potencial de transformar a maneira como os cidadãos se movem na região. Ele propõe a interligação da região e do aeroporto de Viracopos ao Trem Intercidades, que já está sendo planejado para conectar as regiões de Campinas e Jundiaí à cidade de São Paulo.
📢 Fique sempre informado! 📰👀
👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Essa nova proposta de Andia foi revelada durante o leilão para a concessão do trem, que ocorreu na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). Ele compartilhou sua visão com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e causou bastante entusiasmo.
Plano de longo prazo
Andia acredita que é importante começar a planejar o transporte público de alta e média capacidade agora. Ele explicou: ‘Iniciamos um amplo estudo nacional que permitirá planejar o transporte público de alta e média capacidade e nortear estados e municípios para os investimentos das próximas três décadas, nas 21 regiões metropolitanas brasileiras com mais de um milhão de habitantes.’
O foco na Região Metropolitana de Campinas
A Região Metropolitana de Campinas é uma das áreas que Andia acredita que precisa desenvolver sua integração com o novo trem e também sua conexão com Viracopos. Este projeto não só melhorará a mobilidade na região, mas também tornará o aeroporto mais acessível para os cidadãos.
A questão da qualidade do transporte público
Com a implementação do trem, Andia entende que serão necessárias novas iniciativas de transporte público coletivo para levar os cidadãos da região até a cidade de Campinas sem perda de qualidade na mobilidade nas vias regionais e locais do município de Campinas.
# A importância da interligação com Viracopos
Outra questão importante que Andia destacou é a necessidade de se pensar, desde já, na interligação entre a estação final do trem e o aeroporto internacional de Viracopos. Ele acredita que a integração entre o trem e Viracopos trará benefícios de demanda e funcionalidade tanto para o trem quanto para o aeroporto.
A visão de Andia para o futuro
Andia tem uma visão clara para o futuro do transporte na Região Metropolitana de Campinas. Ele vê o Trem Intercidades como uma oportunidade para melhorar a mobilidade na região e acredita que a interligação com Viracopos será benéfica para o trem e para o aeroporto.
A realização do Trem Intercidades é um sonho antigo de Andia. Ele disse: ‘O trem intercidades é um sonho antigo do qual participo já há mais de uma década, quando prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente da Região Metropolitana de Campinas. Agora, como secretário nacional de mobilidade urbana do Ministério das Cidades, tenho a satisfação de vê-lo sair do papel para se transformar em realidade para os brasileiros da nossa região”.
A contribuição do grupo Comporte e da CRRC
O leilão para a concessão do trem foi vencido pelo Consórcio C2, composto pelo Grupo Comporte e a chinesa CRRC. Eles arremataram o leilão com um aporte de cerca de R$ 8 bilhões, o que permitiu a contrapartida de investimentos do Governo de São Paulo.
### A CRRC e seu impacto global
A CRRC é uma das gigantes mundiais na produção de trens, metrôs e outros veículos sobre trilhos. Andia tem grandes esperanças para a contribuição da CRRC para o projeto. Ele disse: “Desejo que oportunidades como essa agora de São Paulo abram caminho para a instalação futura de uma fábrica da empresa no Brasil”.
Conclusão
A visão de Denis Andia para o transporte na Região Metropolitana de Campinas é ambiciosa e promissora. Seu plano de interligar a região e Viracopos ao Trem Intercidades tem o potencial de transformar a mobilidade na região e melhorar a acessibilidade ao aeroporto. É um projeto que vale a pena acompanhar nos próximos anos.
Para informações adicionais, acesse o site