Vagas
Falta de espaço para hemodiálise no SUS leva a internações prolongadas na região
A escassez de vagas para hemodiálise no sistema público de saúde na região de Campinas (SP) tem levado a internações hospitalares prolongadas. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, atualmente são 80 pacientes hospitalizados devido à falta de vagas em clínicas.
Situação crítica da hemodiálise no SUS
A hemodiálise, um tratamento que filtra o sangue, é essencial para muitos pacientes com doença renal crônica grave. Em Campinas, as 253 vagas disponibilizadas pelo SUS estão ocupadas, e há seis moradores internados em outros municípios.
📢 Fique sempre informado! 📰👀
👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
A Secretaria de Estado da Saúde informa que na região há pacientes internados desde novembro de 2023 para realizar a hemodiálise. Em Indaiatuba (SP), dois pacientes estão hospitalizados há quase dois meses sem perspectivas de liberação.
O drama dos pacientes
Um dos pacientes é Bruno Machado, de 36 anos, que está no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) desde 14 de janeiro à espera de vaga para o tratamento em Campinas. ‘São poucas máquinas, e muitos pacientes’, lamenta Bruno.
Falta de vagas e alta demanda
Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, as 253 vagas de hemodiálise no SUS Municipal são ofertadas por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa, mas os dois centros médicos atingiram a capacidade máxima de ocupação.
Para suprir a demanda da região, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas destaca que o DRS de São João da Boa Vista vai passar a dar apoio, mas os pacientes teriam de viajar por horas, até três vezes por semana, para conseguir o tratamento.
Busca por soluções
Diante desse cenário, a prefeitura de Campinas informou que estuda medidas para ampliar a quantidade de vagas no Hospital PUC-Campinas e solicitou vagas para a Secretaria de Estado da Saúde fora do município de Campinas, em outras cidades próximas, ofertando o transporte para a ida e a volta do paciente.
Conclusão
A falta de vagas para hemodiálise no SUS é uma realidade que afeta centenas de pacientes na região de Campinas. A busca por soluções é urgente para garantir que esses pacientes possam ter acesso ao tratamento necessário para sua sobrevivência.
> Atenção: Este artigo foi escrito com base em informações fornecidas pela EPTV e G1 Campinas e região. A situação pode ter sofrido alterações após a
ping – 2024-03-10 01:00:45.831607 de publicação.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.