Connect with us
A Repetição da Tragédia da Saúde em Campinas A Repetição da Tragédia da Saúde em Campinas

Campinas

A Repetição da Tragédia da Saúde em Campinas

Published

on

A saúde pública, em qualquer lugar do mundo, é um tema complexo e sensível. No entanto, em Campinas, parece haver um filme repetido sendo exibido. Independentemente do prefeito no poder, os problemas persistem.

O Calcanhar de Aquiles dos Prefeitos

A saúde sempre foi o calcanhar de Aquiles de todos os prefeitos que governaram a metrópole de Campinas. Apesar das ações pontuais e inaugurações de unidades hospitalares, ninguém conseguiu mudar este cenário desolador.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

A Expectativa Aumenta com um Médico no Poder

A situação fica ainda mais difícil de engolir quando o prefeito é um profissional de saúde. Foi o caso de Dr. Hélio (2004 a 2011), Pedro Serafim (2012), e agora Dário Saadi (desde 2021). Por serem médicos, a expectativa na área de saúde aumenta consideravelmente.

Cenário Desesperador

Comparando os recentes relatos de pacientes que esperam horas por atendimento, sofrem com a falta de medicamentos e insumos, com o passado, chegamos à conclusão de que estamos presos em um ciclo. Um déjà vu triste e desesperançoso.

Advertisement

Aumento da Insatisfação na Saúde

Atualmente, a insatisfação na saúde só tem aumentado. Em 2023, as queixas dos moradores de Campinas sobre os atendimentos nos Centros de Saúde (CSs) cresceram 42%.

A Responsabilidade de Resolver

Para o Dr. Dário Saadi, a responsabilidade é de resolver. Ele, no início de sua carreira política, foi presidente do Hospital Mário Gatti, principal unidade de urgência e emergência do município. Hoje, o hospital passa por uma reforma necessária, mas, como tudo na gestão pública, parece não ter fim.

Tecnologia Não É a Solução

Prontuário eletrônico, atendimento via vídeo conferência e até chatbot no atendimento, de nada adiantam. A saúde precisa de recursos humanos, infraestrutura adequada, condições de trabalho e atendimento adequados, além de medicamentos e insumos disponíveis e exames realizados rapidamente.

Advertisement

A Saúde Precisa de Mais

Tudo isso tem um custo, mas a população está cansada de ouvir desculpas, muitas vezes repetidas, dos administradores públicos, que, quando necessitam, recorrem ao setor privado para atendimento.

Debaixo do Tapete

O vereador Paulo Gaspar (Novo) está revoltado com o governo Dário. Ele solicitou a criação de uma Comissão especial de estudos da Limpeza Urbana no município de Campinas.

A intenção da Comissão

O objetivo dessa comissão seria realizar um amplo estudo de todos os serviços relacionados à limpeza urbana, propondo melhorias na política pública.

Advertisement

Obstáculos na Criação da Comissão

Porém, Paulo Gaspar citou que dois vereadores o procuraram desesperados para retirar as assinaturas. O vereador subiu à tribuna para expor o que chamou de obstrução para se criar a comissão.

Mais Reclamações

Paulo Gaspar também está insatisfeito por outro motivo. Ele teve um projeto para que visava aumentar a Transparência, a Eficiência e o Combate à Corrupção rejeitado pela Comissão de Legalidade na Câmara de Campinas.

O Projeto

O projeto que ‘Institui a Política de Dados Abertos na Administração Municipal’ permitiria ao governo Dário tornar públicos dados e informações sobre as atividades governamentais e implementar padrões de integridade entre seus funcionários apoiando a participação dos cidadãos na tomada de decisões e na formulação de políticas públicas.

Advertisement

Rejeição do Projeto

Em postagem pelas redes sociais, Paulo Gaspar disse que “votaram para enterrar o projeto os membros da Constileg: Jorge Schneider (PL), Nelson Hossri (PSD), Felipe Marchesi (PSB) e Carlinhos Camelô (PSB)”.

Primeira Audiência Pública

Sob a presidência do vereador Jorge Schneider (PL), a Comissão Permanente de Constituição e Legalidade da Câmara Municipal de Campinas conduzirá a primeira Audiência Pública de 2024, agendada para as 10 horas desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro.

Foco da Reunião

O foco da reunião será discutir o Projeto de Lei 107/2023, de autoria do Executivo, que propõe alterações na Lei Complementar 208/2018, norma que regula o Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo no Município de Campinas.

Advertisement

Mudanças Propostas

Uma das principais mudanças propostas pelo projeto, de acordo com o Executivo, é a correção da definição de área permeável. Isso inclui a remoção da restrição atual que limita a aceitação de áreas de pedrisco e areia apenas para lotes, argumentando que não há motivo para distinção entre lotes e glebas nesse caso.

Adeus, Dilecta

Morreu Dilecta de Brito Franco, aos 86 anos de idade. Dilecta foi esposa do jornalista Zaiman de Brito Franco e mãe de Manoel de Brito. Neste momento de despedida tão difícil, o mais profundo sentimento de solidariedade e conforto à toda a família. Que possam encontrar forças e serenidade para enfrentar essa perda, sabendo que o amor e carinho que compartilharam para sempre permanecerão em seus corações.

Flávio Paradella

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras.

Advertisement

Comentários

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Assinatura

Ainda não é assinante? Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement