Connect with us
Roda de Discussão Raízes do Saber" - Um Mergulho na Cultura Afro-Brasileira" Roda de Discussão Raízes do Saber" - Um Mergulho na Cultura Afro-Brasileira"

Destaque

Roda de Discussão Raízes do Saber” – Um Mergulho na Cultura Afro-Brasileira”

Published

on

Em um mundo cada vez mais globalizado, a preservação da cultura e da história é essencial. No contexto brasileiro, a riqueza cultural afro-brasileira é uma dessas joias que merecem atenção e cuidado. O evento ‘Raízes do Saber’ é um exemplo disso, uma iniciativa que tem como objetivo divulgar e conscientizar sobre a cultura popular afro-brasileira.

Contexto

O evento ‘Raízes do Saber’ é organizado pelo grupo Jongo Filhos da Semente e acontecerá no dia 14 de abril, das 11h às 20h30, na Comunidade Negra de Indaiatuba.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Legenda da imagem: Arte na cor laranja com instrumentos de batuque e uma senhora negra ao fundo. Além disso, contem as informações do evento.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria de Cultura, e é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Advertisement

Objetivos

O ‘Raízes do Saber’ busca dar visibilidade aos mais velhos da cultura popular do estado de São Paulo, como D.Anecide do Batuque de Umbigada (capivari), D’Adélia do Jongo Mistura da Raça (SJC), TiJuca (em memória), Jongo Filhos da Semente (Indaiatuba), D.Maria do Jongo Dito Ribeiro(campinas) e D.Tô do Jongo do Tamandaré (em memória)(guaratinguetá).

Esses mestres do jongo e de outras manifestações culturais trazem conhecimento ancestral acerca da cultura afro-brasileira. Através de rodas de jongo e de conversa, são propostas a expansão do acesso ao conhecimento tradicional afro-brasileiro, criando um espaço de salvaguarda das práticas negras do sudeste do Brasil.

Metodologia

O método utilizado para transmitir esse conhecimento é através da experiência corporal ritmada, da musicalidade e da oralidade. O foco é oferecer um espaço de conversa sobre o tema e as nuances do projeto, além de abordar sobre prevenção contra ISTs e HIV.

Advertisement

Ao final, será gravado um webdocumentário sobre a história de vida desses ancestrais, bem como, efetuados alguns registros da festa e da roda de conversa para que fique marcado para as gerações futuras.

Informações do Evento

Serviço: “Raizes do Saber”

Data: 14 de abril.

Advertisement

Horário: 11h às 20h30.

Local: Comunidade Negra de Indaiatuba – R. Comendador Antônio Nagib Ibrahim, 341 – Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima – Indaiatuba/SP.

ing – 2024-04-09 18:03:43.228196## Conclusão

Eventos como o ‘Raízes do Saber’ são fundamentais para a preservação e disseminação da cultura afro-brasileira. Eles nos lembram da importância de conhecer, valorizar e respeitar as diferentes culturas que compõem a nossa sociedade.

Advertisement

Esperamos que este artigo tenha fornecido uma visão abrangente do evento ‘Raízes do Saber’. Se você estiver interessado, não deixe de participar e apoiar essa iniciativa.

Notas

Este artigo foi escrito por Alyne Cervo.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement