Connect with us
Semana do Consumidor - Empresas com mais queixas em Campinas Semana do Consumidor - Empresas com mais queixas em Campinas

Campinas

Semana do Consumidor – Empresas com mais queixas em Campinas

Published

on

A Semana do Consumidor é um momento importante tanto para os consumidores quanto para as empresas. No entanto, nem todas as empresas conseguem satisfazer as necessidades e expectativas de seus clientes. Este artigo traz uma análise das empresas com o maior número de reclamações em Campinas durante a Semana do Consumidor.

Introdução

A Semana do Consumidor é um período marcado por diversas promoções, seja pela internet ou pelas lojas físicas. No entanto, além das promoções, a data tem por objetivo lembrar o consumidor sobre seus direitos.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

O cenário em Campinas

Em Campinas, a Sampi Campinas preparou uma lista com os estabelecimentos e empresas com mais reclamações durante esse período. O levantamento é realizado mensalmente pelo Procon Campinas, com base nas reclamações totais recebidas pelo órgão.

As empresas com mais reclamações

Em janeiro, quase 2200 denúncias de clientes campineiros foram registradas. Grande parte delas, segundo o Procon, envolveram empresas de telefonia, bancos e varejistas.

Advertisement

A liderança do ranking, durante o primeiro mês de 2024, ficou com a Claro (Net, Embratel e Nextel), com 121 reclamações. Em seguida, vieram a Vivo e o Banco Bradesco, com 94 e 89 denúncias, respectivamente.

Outras empresas na lista

A CPFL Paulista, responsável pelo fornecimento de energia em Campinas, ficou em quinta posição, com 69 reclamações. No segmento varejista, o Magazine Luíza liderou com 57 denúncias de clientes.

Confira a lista completa das dez empresas com mais reclamações em Campinas durante janeiro:

Advertisement

1. Claro – 121
2. Vivo – 94
3. Grupo Bradesco – 89
4. Itaú – 71
5. CPFL – 69
6. Magazine Luíza – 57
7. Carrefour – 38
8. Santander – 34
9. Mercado Livre – 32
10. Pernambucanas – 31

Motivos das reclamações

De acordo com o Procon, cerca de 557 clientes reclamaram da demora ou não entrega dos produtos contratados, sendo o principal motivo das denúncias. Na sequência, 384 reclamaram da demora para reembolso, enquanto 244 denunciaram cobrança indevida.

Soluções buscadas pelos consumidores

Entre as soluções buscadas pelos consumidores de Campinas, o pedido de cancelamento da compra e restituição do valor lidera, com 899 pedidos. Cerca de 580 clientes também pedem a devolução do valor parcial ou total do valor pago, enquanto que 414 pedem a entrega imediata do valor ou pedido.

Advertisement

Comentários

Lembramos que a responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários deste canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Conclusão

A Semana do Consumidor é um momento importante para os consumidores exercerem seus direitos. No entanto, é preciso estar atento às empresas que apresentam um maior número de reclamações e, sempre que possível, optar por aquelas que demonstram um maior respeito ao consumidor.

Lembramos que o respeito ao consumidor não deve se restringir apenas à Semana do Consumidor, mas deve ser uma prática constante de todas as empresas.

Advertisement

Saiba Mais

Para mais informações sobre a Semana do Consumidor e os direitos do consumidor, acesse o site do Procon Campinas.

Notas de rodapé

Este artigo foi elaborado com base em informações fornecidas pelo Procon Campinas e pela Sampi Campinas. As informações contidas neste artigo são de responsabilidade desses órgãos.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement