Você sabe dizer qual a relação entre crianças, cães e livros? Curiosamente, esses três elementos podem ser uma combinação interessante para elevar o interesse dos pequenos na leitura. Uma pesquisa realizada  por profissionais da Universidade Britânica de Columbia apontou que crianças que possuem pets tendem a desenvolver bons hábitos literários.

A equipe de pesquisadores avaliou 17 crianças que estavam cursando o primeiro, segundo ou terceiro ano do Ensino Fundamental. Esses jovens foram analisados enquanto liam tanto com cachorros por perto quanto sem a presença dos animais.  O trabalho mostrou que os pequenos se sentem mais motivados a seguir lendo quando os cães estão por perto, pois se sentem mais relaxados e tranquilos.

Antes da pesquisa, os alunos tiveram as habilidades calculadas para assegurar que recebessem conteúdos adequados. No entanto, os pesquisadores não queriam que os assuntos fossem simples demais. Por isso, eles optaram por obras ligeiramente mais complexas do que o nível de leitura de cada jovem.

Ao longo de cada sessão, os participantes foram chamados a ler em voz alta, com e sem um cão presente. Nas duas oportunidades, as crianças foram questionadas se desejavam prosseguir lendo ao finalizar a primeira página da história.

As pesquisas indicaram que os pequenos ficaram muito mais tempo lendo e demonstraram mais vontade quando um cachorro, independentemente da raça ou idade, estava na sala. Além disso, os leitores afirmaram que se sentiram mais animados e competentes.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento
Comentários estão fechados.

Leia também

Brasil tem 92 mortes por coronavírus; número de casos vai a 3.417

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil subiu para 92 nesta sexta-feira (27), s…