Notícias

Indaiatuba está dividida em duas regiões de abastecimento para garantir a eficiência do sistema

  • Publicação: 19/07/2019 16:11h
  • Redator(es): Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 500
Foto

Foto: Marco Matos – DCS Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), entende que informação precisa e imediata é uma das mais importantes ferramentas para se ter um sistema de distribuição de água tratada eficiente. Com esse pensamento nossa cidade está dividida em duas regiões.

A Zona Norte é abastecida por três mananciais: represa do rio Capivari-Mirim, represa do Cupini (nascentes) e represa do Morungaba (córrego Santa Rita). Através de suas Estações de Captação de Água Bruta, a água é levada para a Estação de Tratamento de Água – ETA I, localizada na Vila Avaí, que trata e distribui para os Centros de Reservação (CR) ETA I, Mato Dentro, Jardim América e Regente que redistribuem para outros reservatórios menores, formando uma rede de distribuição integrada com 30 reservatórios no total. Também faz parte do sistema Zona Norte, a ETA IV que trata água do rio Capivari Mirim distribui para o Jd. Brasil e adjacências.

A Zona Sul por sua vez é abastecida por quatro mananciais: Na ETA III – Pimenta as águas do ribeirão Piraí, córrego do Barrinha e rio Jundiaí (utilizado apenas nos períodos de estiagem prolongada) são tratadas e enviadas para o CR Recreio Campestre Joia, que distribui para outros grandes reservatórios regionais (CR Jardim Marina, CR Jardim Paulista e CR Morada do Sol) e depois para outros menores.

A água do córrego do Barnabé é tratada na ETA V – Jardim Morada do Sol e além de abastecer a parte baixa do Jd. Morada do Sol, serve também de reforço para o CR Morada do Sol, colaborando com o abastecimento dos bairros Jd. dos Colibris, Jd. Lauro Bueno, Jd. Monte Verde, Jd. São Conrado, Jd. Portal do Sol e Campo Bonito.

No total são 27 reservatórios que abastecem a Zona Sul da cidade. Toda essa rede é controlada online, 24 horas por dia pelo Centro de Controle da Operação (CCO) mantendo o sistema mais eficiente e garantindo o abastecimento para toda população.

Atualmente o sistema integrado de monitoramento, controle, simulação e tomada de decisão (SIMCOST) monitora todos reservatórios, os pontos de macromedição distribuídos pela cidade e as captações mostrando em tempo real a situação de cada Unidade Remota. Todas as comunicações são feitas via radiofrequência e partem da ETA I – Vila Avaí.

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Polo Shopping Indaiatuba apresenta o espetáculo musical Beatles Christmas

Banda Rubber Soul Beatles tocará os grandes clássicos do grupo britânico, a partir das 18h…