Connect with us
O fim da era do Boeing 747, o Jumbo Jet, na Qatar Airways Cargo; O Brasil foi um dos destinos O fim da era do Boeing 747, o Jumbo Jet, na Qatar Airways Cargo; O Brasil foi um dos destinos

Campinas

O fim da era do Boeing 747, o Jumbo Jet, na Qatar Airways Cargo; O Brasil foi um dos destinos

Published

on

![Boeing 747-8F da Qatar Airways Cargo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP](https://aeroin.net/wp-content/uploads/2024/03/Qatar-747-8F-1.jpg)

A Qatar Airways anunciou recentemente o fim de uma era: suas operações de carga comercial com o icônico Boeing 747, também conhecido como Jumbo Jet, chegaram ao fim.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

O Último Voo do Jumbo Jet

Chegando de Barcelona, o voo QR8807, operado pelo Boeing 747-8F de matrícula A7-BGB da Qatar Airways Cargo, pousou em Doha às 15h, horário local, da última sexta-feira, 1º de março de 2024. Este marcou o último serviço de carga comercial da companhia com o Jumbo Jet, enquanto ela acelera seu foco em voos mais ecológicos.

A História do A7-BGB

O A7-BGB entrou na frota da Qatar Airways Cargo em 26 de setembro de 2017. Durante esses sete anos, em conjunto com o A7-BGA (que foi retirado da frota no começo do ano), as duas icônicas aeronaves cargueiras 747-8F realizaram mais de 9.000 voos, acumulando mais de 66.000 horas e transportando quase 800.000 toneladas.

Advertisement

A Importância do Jumbo Jet

Os cargueiros Boeing 747 da Qatar Airways Cargo foram fundamentais para muitos clientes internacionais. Eles transportaram desde carros de corrida (cabem 30 em um 747-8F) a cavalos puro-sangue de competição (até 90 cavalos podem ser transportados em um voo). Além disso, tiveram um papel crucial durante a pandemia, transportando equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros equipamentos médicos ao redor do mundo.

Destinos do Jumbo Jet

Durante seu serviço, o destino número 1 das aeronaves 747 foi Incheon, na Coreia do Sul, com 1.165 voos. Frankfurt, Amsterdã e Guangzhou também estavam entre os dez principais destinos atendidos pelas aeronaves de carga. Além disso, o Brasil fez parte da lista de destinos dos Jumbos, com pousos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O Futuro da Qatar Airways Cargo

Mark Drusch, diretor de carga da Qatar Airways Cargo, destacou a estratégia da empresa para o futuro. Ele ressaltou o compromisso da Qatar Airways Cargo com a sustentabilidade e a eficiência, alcançadas através da harmonização e simplificação da frota. A empresa é cliente lançadora do próximo cargueiro 777-8F da Boeing, que possui maior eficiência de combustível e menor pegada de carbono do setor de carga.

Advertisement

A Transição para o Boeing 777-8F

O 777-8F reduzirá o uso de combustível e as emissões de CO2 em 30% em comparação com o 747-8F. A Qatar Airways Cargo tem um pedido firme de 34 Boeing 777-8F, com opções para mais 16, para aumentar sua atual frota de 27 Boeing 777F.

Conclusão

Enquanto a era do Boeing 747 chega ao fim na Qatar Airways Cargo, a empresa já se prepara para o futuro. Com o foco na sustentabilidade e eficiência, a transição para o Boeing 777-8F simboliza uma nova fase para a companhia.

> Veja fotos e vídeos do Jumbo da Qatar em sua estreia no Brasil

Advertisement

Fonte: Informações da Qatar Airways

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement