O tradicional creme de confeiteiro ou creme francês, que também é conhecido como crème pâtissière, é muito versátil e serve como base para diversas preparações e sobremesas.

Apesar de existirem algumas variações, os ingredientes básicos são: leite, gemas, açúcar e amido de milho. A combinação desses quatro ingredientes e a técnica correta possibilita a criação de um creme aveludado que é clássico da confeitaria. Além de delicioso quando consumido em sua forma tradicional, também pode ser aromatizado, sendo base para o preparo de mousses, recheios e coberturas para bolos e doces.

Para você preparar essa delícia em casa, a União nos passa uma receita que não tem erro.

Ingredientes

  • 4 gemas peneiradas (80 g)
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho (32 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
  • ½ xícara (chá) de açúcar refinado  (80 g)
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture as gemas com o amido de milho. Reserve.
  2. Em uma panela, adicione o leite e o açúcar refinado e aqueça em fogo médio, sem levantar fervura.
  3. Adicione delicadamente metade do leite com açúcar na mistura de gemas reservadas, mexendo sem parar para não empelotar.
  4. Volte a mistura para a panela com a outra metade do leite, e cozinhe em fogo médio sem parar de mexer, por 5 minutos ou até engrossar.
  5. Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha.
  6. Transfira para uma tigela e cubra com filme plástico em contato com o creme para não criar película.
  7. Espere esfriar e utilize da maneira que desejar.

DICA
A fava de baunilha é encontrada em casas de produtos para confeitaria, se você optar pela utilização dela, abra a fava e coloque-a para ferver junto com o leite.

O creme de confeiteiro é muito versátil, podendo ser consumido puro ou saborizado com diversos ingredientes, além disso ele pode ser aplicado em várias preparações como tortas, bolos, bombas, sonhos e pavês.

Capacidade da xícara: 200 ml
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento:1 porção

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Receitas
Comentários estão fechados.

Leia também

Sopa de cebola com toque de café

Uma ótima opção para quem gosta de uma comidinha leve, mas não abre mão do sabor. Confira …