Connect with us
Ação Contra Invasões de Terra - A Postura Firme de Dário e a Repercussão no MST Ação Contra Invasões de Terra - A Postura Firme de Dário e a Repercussão no MST

Campinas

Ação Contra Invasões de Terra – A Postura Firme de Dário e a Repercussão no MST

Published

on

Em uma recente ação que se tornou centro das atenções, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, expressou sua postura inabalável contra as invasões de terras. Esta postura foi especialmente direcionada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que havia ocupado uma área na Fazenda Santa Mariana, no Parque Shangrilá.

A Invasão da Fazenda Santa Mariana

Segundo informações, aproximadamente 200 famílias associadas ao MST haviam invadido a propriedade na manhã da segunda-feira. Dário Saadi, ao tomar conhecimento do ocorrido, não perdeu tempo e ordenou a reintegração imediata da posse da área. A ação foi realizada com o apoio da Polícia Militar (PM) após todas as tentativas de negociação terem falhado.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

> ‘Não vamos aceitar invasão de terra. Aqui é uma cidade que respeita a lei. E eu como prefeito não vou admitir invasão’, enfatizou Dário Saadi.

A Reação do MST

O MST, por outro lado, argumentou que a fazenda está improdutiva, tomada por pastagem degradada e não tem cumprido sua função social há anos. A área de aproximadamente 200 hectares é administrada por uma empresa do setor imobiliário.

Advertisement

A Bancada de Esquerda

Vários vereadores da bancada de esquerda estavam presentes durante a ação na Fazenda Santa Mariana. Eles denunciaram a suposta truculência da Guarda Municipal, alegando que bombas de efeito moral foram lançadas contra os membros do MST e também contra os parlamentares.

> ‘Um governo municipal que não tem respeito algum com os movimentos sociais, com a reforma agrária e nem com a oposição. Pior, colocou a GM como jagunço de terra improdutiva esperando a especulação imobiliária avançar’, disse a vereadora Paolla Miguel (PT).

A Reação da Prefeitura

Em resposta às alegações, a Prefeitura divulgou uma declaração afirmando que a ação foi realizada com todos os cuidados para garantir a integridade física das famílias. A administração alega que a contenção foi feita com base no decreto 16.920/2010, que trata de Controle de Novas Ocupações, Parcelamentos Clandestinos e Danos Ambientais no Município.

Advertisement

Reflexões Finais

A ação contra a invasão de terras pelo MST, liderada pelo prefeito Dário Saadi, gerou uma onda de reações e debates. Para Dário e seus apoiadores, a ação foi necessária para manter a ordem e o respeito à propriedade privada. Para o MST e a bancada de esquerda, no entanto, a ação foi vista como uma demonstração de truculência e desrespeito aos movimentos sociais. O debate, sem dúvida, continuará à medida que cada lado busca justificar suas ações e posturas.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement