Connect with us
Dario é Denunciado ao Ministério Público - Críticas de Tourinho e Zimbaldi Dario é Denunciado ao Ministério Público - Críticas de Tourinho e Zimbaldi

Campinas

Dario é Denunciado ao Ministério Público – Críticas de Tourinho e Zimbaldi

Published

on

6 de fevereiro de 2024

1. Introdução

A utilização de um servidor comissionado da Prefeitura de Campinas pelo prefeito Dario Saadi (Republicanos) para alimentar suas redes sociais pessoais tem gerado uma grande repercussão negativa. A situação culminou com uma denúncia contra Dario ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), o que tem intensificado críticas de oposição ao prefeito.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

2. O Evento na Sanasa

Na segunda-feira, 5 de fevereiro, durante um evento na Sanasa, Dario decidiu não contar com o assessor que usualmente o acompanha em eventos públicos. Em uma ação pouco comum, o prefeito gravou seus próprios vídeos, no formato de ‘selfie’.

3. A Denúncia ao MPSP

O MPSP recebeu uma representação protocolada contra Dario. O documento, que apresenta o texto da reportagem da Sampi Campinas na íntegra, solicita a abertura de um inquérito para investigar o caso. A denúncia tem como base o uso indevido de recursos públicos pelo prefeito.

Advertisement

4. As Reações

4.1 Reação de Pedro Tourinho

Pedro Tourinho, médico sanitarista e potencial candidato a prefeito de Campinas pelo PT (Partido dos Trabalhadores), foi um dos primeiros a reagir à denúncia da Sampi Campinas. Em uma postagem no Instagram, Tourinho reproduziu a denúncia contra Dario e destacou que o servidor do Gabinete do Prefeito recebe remunerações de R$ 11 mil.

“`quote
‘Dario usa assessor pago com dinheiro público em causa própria’, critica Tourinho.
“`

4.2 Reação de Rafa Zimbaldi

Rafa Zimbaldi (Cidadania), deputado estadual e também possível candidato à prefeitura, afirmou que o ato é uma ‘grave infração política administrativa’. Ele ainda ironizou a situação, dizendo que a denúncia reforça a prioridade do governo Dario.

Advertisement

4.3 Reação de Paulo Gaspar

O vereador Paulo Gaspar (Novo) aproveitou o cenário para reapresentar um projeto na Câmara, visando tornar públicas todas as informações sobre a nomeação de comissionados, tanto no Executivo quanto no Legislativo.

“`quote
‘As atividades do prefeito ou de qualquer parlamentar ligadas ao mandato podem ser publicizadas pelos assessores, porém não podem se misturar com a promoção pessoal’, disse Gaspar.
“`

5. A Situação de São José

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), viveu uma situação semelhante recentemente. Ele teve uma denúncia apresentada ao Ministério Público devido a várias publicações feitas em suas redes sociais, gravadas em órgãos públicos ou anunciando medidas da administração.

Advertisement

6. Os Fatos

A Sampi Campinas revelou que um servidor do Gabinete do Prefeito é usado para produzir conteúdo para as redes sociais particulares do chefe do Executivo. A confirmação foi feita pelo próprio assessor, além de integrantes da Secom.

7. O Caso do ‘Prefeito-Influencer’

Especialistas consultados pela Sampi indicam que o caso pode ser considerado improbidade administrativa, podendo gerar uma ação do MP. O servidor em questão recebe mais de R$ 11 mil de salário, pagos pelos cofres públicos.

Leia mais: [‘Prefeito-influencer’, Dario Saadi usa servidor comissionado para alimentar suas redes](link_artigo)

Advertisement

8. O Posicionamento da Secom

Em nota, a Secom alegou que o servidor produz conteúdos divulgados à imprensa, e que, eventualmente, parte do material é usado pela equipe do prefeito. Além disso, a Secom afirmou que a edição do material seria feita por uma empresa privada, paga pelo próprio prefeito. No entanto, a pasta se recusou a detalhar qual seria a empresa e os valores envolvidos.

9. A Espera por um Posicionamento da Prefeitura

Até o momento, a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Campinas ainda não se posicionou sobre o assunto. Atualizaremos este texto assim que houver uma posição oficial.

10. Comentários

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Assim, os leitores e usuários deste canal estão sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Advertisement

11. Patrocinadores

Agradecemos aos nossos patrocinadores por apoiarem nosso trabalho. Se você também deseja fazer parte deste time, clique [aqui](link_patrocinadores).

ing – 2024-02-06 15:44:20.216774## 12. Conclusão

A denúncia contra o prefeito Dario Saadi reflete a importância da transparência e do uso adequado dos recursos públicos. Resta aguardar os próximos desdobramentos deste caso, que tem gerado grande repercussão em Campinas e reforçado a necessidade de um debate sobre a ética na política.

Referências:

Advertisement

– [Sampi Campinas](link_sampi)
– [Instagram Pedro Tourinho](linkinstagramtourinho)
– [Secom](link_secom)

*

Autor: [Nome do Autor](link_autor)

Advertisement

*

Este artigo é uma produção original e exclusiva do Portal SAMPI. Não é permitida a reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement