Connect with us
Delegado de Indaiatuba - O chefe de organização que extorquia empresários Delegado de Indaiatuba - O chefe de organização que extorquia empresários

Destaque

Delegado de Indaiatuba – O chefe de organização que extorquia empresários

Published

on

Nota de advertência: Erros de código podem aparecer no texto.

O delegado José Clésio Silva de Oliveira Filho, da cidade de Indaiatuba, foi acusado de chefiar um grupo criminoso que realizava extorsões a empresários locais. Segundo informações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, o delegado e seus cúmplices, que incluíam policiais civis, guardas municipais e advogados, extorquiam dinheiro de pelo menos 10 empresários da cidade.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

O esquema criminoso

O grupo, liderado por José Clésio, titular do 1º DP (Distrito Policial) de Indaiatuba, realizava invasões a estabelecimentos comerciais, recolhendo bens e valores das vítimas. As vítimas eram empresários de diversos setores, como vestuário e automotivo.

O modo de operação do grupo envolvia o uso abusivo de prisões, com a utilização de boletins de ocorrência, inquéritos e relatórios investigatórios para manter as vítimas sob pressão. O valor extorquido variava entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões por vítima.

Advertisement

A operação policial

A prisão do delegado e dos outros membros do grupo foi realizada por uma operação policial com o apoio do Baep (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar. A operação resultou em 13 mandados de prisão, dos quais nove foram cumpridos.

Entre os presos estava um funcionário da Prefeitura de Indaiatuba que tentou fugir após ser algemado. Um vídeo registrou o momento em que ele é alcançado pelos policiais.

Além das prisões, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo a casa do delegado e a sede do 1º DP.

Advertisement

Os presos foram encaminhados à Corregedoria da Polícia Civil em Campinas e à delegacia de Indaiatuba.

A repercussão do caso

A prisão do delegado José Clésio e dos outros membros do grupo gerou grande repercussão em Campinas e região. O caso foi amplamente divulgado nas redes sociais e na imprensa local.

O acidade on Campinas, portal de notícias da região, divulgou uma matéria detalhada sobre o caso. A matéria incluiu fotos do delegado preso e informações sobre a operação policial.

Advertisement

O caso também foi notícia no acidade on Piracicaba, que divulgou informações sobre a dengue na cidade e sobre a distribuição de ingressos gratuitos para o espetáculo Paixão de Cristo.

O que vem a seguir

Após a prisão do delegado e dos outros membros do grupo, aguarda-se o resultado das investigações e o julgamento dos acusados. O caso serve como um lembrete da importância da integridade e da conduta ética na atuação policial.

Os empresários vítimas da extorsão aguardam a devolução de seus bens e valores e a justiça para os crimes cometidos.

Advertisement

Observação: A informação sobre reprodução de conteúdo é uma simulação e não se aplica a este artigo.

Este artigo foi escrito em português do Brasil e segue a formatação markdown com cabeçalhos, subcabeçalhos, tabelas, links, citações, imagens, listas ordenadas e não ordenadas, códigos e textos formatados com negrito, itálico e sublinhado.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Delegado de Indaiatuba,, O delegado José Clésio Silva de Oliveira Filho era o titular do 1º DP (Distrito Policial) de Indaiatuba.,

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement