Connect with us
Em São José, Pesquisa OVALE/Sampi Revela Que Jovens São Mais Favoráveis à Prisão de Bolsonaro Em São José, Pesquisa OVALE/Sampi Revela Que Jovens São Mais Favoráveis à Prisão de Bolsonaro

Campinas

Em São José, Pesquisa OVALE/Sampi Revela Que Jovens São Mais Favoráveis à Prisão de Bolsonaro

Published

on

Introdução

Contrariamente às faixas etárias mais velhas, a opinião do eleitorado jovem de São José dos Campos é predominantemente favorável à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é investigado pela Polícia Federal por uma suposta trama de golpe de Estado e a abolição do Estado Democrático de Direito.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas foi conduzida como parte do projeto Vox Populi, que faz parte da revolução digital anunciada por OVALE. A pesquisa ouviu 610 pessoas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Opinião dos Jovens

A pesquisa revela que 47,06% dos eleitores entre 16 e 24 anos defendem que Bolsonaro deve ser preso, contra 35,29% que rejeitam a ideia de ver o ex-presidente na cadeia. Outros 17,65% não souberam responder ou preferiram não opinar. Esta é a única faixa etária do eleitorado joseense onde o percentual de pessoas favoráveis à prisão de Bolsonaro é maior do que os contrários.

Opinião das Demais Faixas Etárias

Os eleitores de 25 a 34 anos são os que mais rejeitam a ideia de Bolsonaro preso: apenas 22,81% defendem a prisão contra 54,39% que são contrários à detenção do ex-presidente. Outros 22,81% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Advertisement

O segundo maior percentual de eleitores de São José que defendem a prisão de Bolsonaro é o da faixa etária de 60 anos para mais, com 38,32%. Nesse grupo, porém, 47,66% não concordam com a prisão e 14,02% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Os eleitores de 45 a 59 anos que aprovam a prisão são 30,83%, segundo a pesquisa, com 50,38% que desaprovam e 18,80% que não souberam responder ou preferiram não opinar.

Na faixa etária de 35 a 44 anos, a aprovação à prisão de Bolsonaro reúne 25,71% dos eleitores, com outros 60% que são contrários à detenção (maior percentual de apoio ao ex-presidente na divisão por idade) e 14,29% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Advertisement

No geral, 50,62% do eleitorado de São José dos Campos é contra a prisão do ex-presidente, com 32,17% que defendem que o ex-chefe do Executivo vá para a cadeia e outros 17,21% que não souberam responder ou preferiram não opinar.

Contexto Político

Bolsonaro, que convocou uma manifestação de apoiadores neste domingo (25), em São Paulo, é investigado na Operação Veritatis (tempo da verdade, em latim), que apura a existência de uma organização criminosa que tramou um golpe de Estado e a abolição do Estado Democrático de Direito.

No segundo turno da eleição de 2022, o ex-presidente obteve 62,58% dos votos válidos em São José, contra 37,42% de Lula (PT) — 267.615 votos contra 159.996.

Advertisement

Conclusão

A pesquisa revela uma divisão clara entre as diferentes faixas etárias em relação à visão sobre a prisão de Bolsonaro. Enquanto os jovens são mais favoráveis, as faixas etárias mais velhas tendem a ser mais contrárias. Esse dado revela um importante contraste geracional na política brasileira, que pode ter implicações significativas para as futuras eleições e para a forma como a política é conduzida no país.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement