Connect with us
IPTU 2024 de Indaiatuba - O que você precisa saber IPTU 2024 de Indaiatuba - O que você precisa saber

Destaque

IPTU 2024 de Indaiatuba – O que você precisa saber

Published

on

A Prefeitura de Indaiatuba anunciou recentemente detalhes importantes sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2024. Este artigo traz todas as informações necessárias para você ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre este tributo em 2024.

Quando e como o IPTU será enviado

O envio dos carnês do IPTU 2024 para quem optou pelo recebimento eletrônico será feito no dia 31 de janeiro. Já a distribuição do tributo pelos Correios acontecerá entre 9 de fevereiro e 17 de março.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Existem duas opções para acessar e pagar seu IPTU:
1. Site da Prefeitura de Indaiatuba
2. Portal Minha Indaiatuba

Detalhes sobre o pagamento

O pagamento do IPTU em cota única, que vence no dia 21 de março, tem desconto de 3%. O parcelamento, por outro lado, não conta com desconto. As parcelas estão programadas entre os dias 21 e 26 de cada mês, começando em março. Vale lembrar que, mesmo sendo possível dividir o IPTU em até 10 parcelas, cada parcela não pode ser menor do que R$ 50,00.

Advertisement

Após o vencimento

Após o vencimento, é possível atualizar a guia de pagamento com os acréscimos legais no seguinte link. A data limite para o pagamento do imposto é 26 de dezembro. Após essa data, os débitos serão inscritos em Dívida Ativa, com os acréscimos legais e a correção pela Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

Onde pagar o IPTU

O pagamento do IPTU deve ser efetuado exclusivamente em bancos credenciados. Até a data do vencimento, o débito pode ser quitado pelo PIX QRcode ou nas agências da Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco Postal ou nos meios eletrônicos, como caixa eletrônico e internet banking dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.

> ‘Quando o pagamento é feito em instituição bancária não credenciada, muitas vezes não é possível identificar qual contribuinte que efetuou determinado pagamento. Isso acaba gerando um transtorno tanto para a Prefeitura quanto para o contribuinte, que pode ter seu débito inscrito em dívida ativa por conta disso.’ – Orlando Schneider Vianna, secretário da Fazenda.

Advertisement

Cuidado com os golpes

Anualmente, a Prefeitura recebe relatos de contribuintes que caem em golpes ou fazem pagamentos de parcelas equivocadas. Antes de confirmar o pagamento, verifique os dados da parcela, vencimento, valor e o nome favorecido.

Variação do IPTU, T.C.R. LIXO e CIP

O IPTU, T.C.R. LIXO e CIP seguem a variação da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Em 2024, o valor da Ufesp foi fixado em R$35,36, o que representa um aumento de 3,22% em relação a 2023.

Dúvidas?

As dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria da Fazenda pelos seguintes canais:
– Telefone: (19) 3834-9065
– WhatsApp: (19) 99888-5248
– E-mail: [email protected]
Perguntas Frequentes IPTU

Advertisement

Desconto para aposentados, pensionistas e portadores de Neoplasia Maligna em tratamento

Existem dois tipos de desconto para aposentados, pensionistas e portadores de Neoplasia Maligna em tratamento:
– Desconto de 50%: para aposentado ou pensionista que possui apenas um imóvel e reside nele, e cuja soma dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até três salários mínimos.
– Desconto de 20%: para contribuinte que possui até dois imóveis, desde que o imóvel objeto do pedido seja a residência do requerente e a soma dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até cinco salários mínimos.

Os pedidos de desconto devem ser feitos anualmente no Ponto Cidadão (antiga rodoviária), até 30 de novembro do ano em curso para gozo no exercício seguinte.

Dívida Ativa

O IPTU 2023 já se encontra inscrito em Dívida Ativa. No total, 25.000 contribuintes não quitaram o tributo imobiliário referente ao ano passado, o que representa 13% de inadimplência.

Advertisement

Para consultar, quitar ou parcelar os débitos inscritos em Dívida Ativa, o contribuinte deve acessar [email protected] ou pelos telefones (19) 3834-9024 / 3834-9244.

Em resumo, é importante se organizar para o pagamento do IPTU 2024. Mantenha-se informado e evite problemas futuros com a inadimplência deste tributo.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement