Connect with us
Operação contra a Corrupção - Policiais Civis e Guardas Municipais em Indaiatuba são Presos Operação contra a Corrupção - Policiais Civis e Guardas Municipais em Indaiatuba são Presos

Destaque

Operação contra a Corrupção – Policiais Civis e Guardas Municipais em Indaiatuba são Presos

Published

on

O Ministério Público (MP) realizou uma operação significativa contra a corrupção envolvendo policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba (SP), resultando na prisão do delegado do 1º Distrito Policial e outros indivíduos.

A Operação em Detalhe

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, na manhã de terça-feira, realizou uma operação contra a corrupção envolvendo policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba (SP). O delegado José Clésio Silva de Oliveira Filho, responsável pelo 1º Distrito Policial do município, foi preso durante a operação.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Os crimes investigados pelo Gaeco incluem extorsão, corrupção e organização criminosa. No total, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Indaiatuba e Itu (SP), além de 13 mandados de prisão temporária.

Os Envolvidos na Operação

Os locais de busca estão relacionados a policiais civis, guardas municipais e advogados. Os detidos durante a operação incluem:

Advertisement

1. Delegado responsável pelo 1º DP de Indaiatuba
2. Dois investigadores
3. Um escrivão
4. Dois guardas municipais
5. Três advogados

O Alvo da Operação

A residência do delegado e a sede do 1º Distrito Policial de Indaiatuba foram alvos de busca e apreensão. Os policiais civis presos foram levados para a corregedoria da Polícia Civil em Campinas (SP), enquanto os demais foram levados para o 1º DP de Indaiatuba.

Os Crimes Cometidos

Segundo o Gaeco, a organização criminosa formada pelos policiais civis, guardas e advogados invadiu estabelecimentos comerciais para extorquir empresários. O grupo forjou boletins de ocorrência, inquéritos e relatórios de investigação para respaldar a exigência de pagamentos, como o preço de ‘resgate’ de eventuais prisões decretadas ou garantias de não investigação.

Advertisement

De acordo com o MP, mais de uma dezena de empresários foram vítimas de extorsão em um período de um ano. A operação envolveu 15 promotores de Justiça, 10 servidores do Ministério Público, 94 policiais militares e 19 policiais civis.

Nome da Operação

A operação foi batizada de ‘Chicago’, em referência à cidade americana dos anos 20 e 30, quando gangsters governavam a cidade ‘à base de violência, desprezando a lei e criando fortunas com os crimes’.

Galeria de Mídia

Mais Notícias em Polícia

* ‘Operação Latus Actio’ cumpre mandados de busca e apreensão em Itu e Indaiatuba
* Operação policial cumpre mandados de busca e apreensão em SP contra crimes de lavagem de dinheiro
* Carros de luxo são apreendidos pela PF durante operação contra lavagem de dinheiro em Indaiatuba
* ‘Operação Latus Actio’ cumpre mandados de busca e apreensão em Itu
* Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba divulga dados do Programa Caminho das Rosas
* Operação investiga fraude bilionária através da sonegação de impostos por empresas do setor de plásticos
* Operação contra facção prende 3 e apreende drogas que seriam traficadas no Carnaval de Indaiatuba

Advertisement

Conclusão

Este incidente serve como um lembrete contundente de que a corrupção é um problema grave que precisa ser abordado com seriedade e determinação. A operação do MP é um passo significativo na luta contínua contra a corrupção e a criminalidade organizada.

Compartilhe este Artigo

Facebook – WhatsApp – Twitter

© Todos os direitos reservados – 2024

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement