Connect with us
Operação GAECO - Delegado de Indaiatuba é detido Operação GAECO - Delegado de Indaiatuba é detido

Destaque

Operação GAECO – Delegado de Indaiatuba é detido

Published

on

Data: 26/03/2024

O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO), sediado em Campinas, realizou uma operação na terça-feira visando desarticular uma organização criminosa envolvendo guardas municipais e o delegado do 1º Distrito Policial de Indaiatuba, José Clésio Silva de Oliveira Filho.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Esquema de Corrupção

Segundo informações do Ministério Público, a operação denominada ‘Chicago’ é uma etapa de uma investigação mais ampla que busca desmantelar um esquema criminoso que confeccionava boletins de ocorrência com o objetivo de extorquir criminosos.

A Operação

A operação resultou em 17 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária em Indaiatuba e Itu. Entre os detidos está o próprio delegado de Indaiatuba. Além disso, a operação teve como alvo dois investigadores, um escrivão, dois guardas civis e três advogados.

Advertisement

Detalhes do Esquema

Conforme o Ministério Público, o grupo criminoso invadia estabelecimentos comerciais e confiscava bens e valores das vítimas através de prisões abusivas. Utilizavam-se de instrumentos da polícia judiciária, como boletins de ocorrência, inquéritos, relatórios investigatórios, etc., para sustentar demandas ilícitas por pagamento de vantagens indevidas, seja como ‘resgate’ de prisão decretada ou garantia de não investigação.

Vítimas do Esquema

Mais de uma dezena de empresários foram vítimas desses crimes, principalmente extorsões, num período de aproximadamente um ano. A exigência de valores variava entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões por vítima.

Nome da Operação

A denominação ‘Chicago’ da operação é uma referência à Chicago dos anos 20 e 30, época em que gangsters governavam a cidade através da violência, ignorando a lei.

Advertisement

Erro na reportagem?

Se identificar algum erro na reportagem, clique aqui para reportar

Compartilhar

Facebook | Instagram | Twitter

Advertisement

Redação

Ver todos os posts

Pesquisar

Busca

Advertisement

Podcasts

Ouvir

Mais recentes

Notícia 1 | Notícia 2 | Notícia 3

Fale conosco

WhatsApp CBN

Advertisement

Veja também

Notícia 4 | Notícia 5 | Notícia 6

© CBN Campinas – FM 99,1 – a rádio que toca notícia

Advertisement

[(19) 3731 5100](tel:1937315100)

by Plustag

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement