Connect with us
Operação Mirante - Combate à Lavagem de Dinheiro em Indaiatuba Operação Mirante - Combate à Lavagem de Dinheiro em Indaiatuba

Destaque

Operação Mirante – Combate à Lavagem de Dinheiro em Indaiatuba

Published

on

Jonatas Dias dos Santos, um proeminente empresário de Indaiatuba, encontrou-se preso em um turbilhão de investigações criminais e financeiras na manhã de 12 de março de 2024. A Operação Mirante, uma iniciativa conjunta entre a Receita Federal e a Fazenda Municipal, focada em combater crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro, lançou um olhar severo sobre as transações de Santos e suas empresas associadas.

A Operação Mirante

A Operação Mirante foi uma resposta direta a uma série de transações financeiras suspeitas que chegaram ao conhecimento das autoridades em 2022. As transações envolviam indivíduos e empresas ligadas a setores de entretenimento e autopeças em todo o estado de São Paulo. A operação resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Guarujá, Itu e Indaiatuba.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

> ‘A investigação demonstrou que foram realizadas transações financeiras suspeitas, envolvendo empresas de “fachada” e pessoas ligadas ao tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e organização criminosa.’

O Alvo: Jonatas Dias dos Santos

Em Indaiatuba, o principal alvo da operação foi Jonatas Dias dos Santos, proprietário da loja de veículos de luxo, Fox. Durante a operação, 31 carros e quatro motos aquáticas foram apreendidos no estabelecimento de Santos.

Advertisement

Mandados de Busca e Apreensão

As autoridades emitiram dois mandados de busca e apreensão, um para a residência de Santos e outro para sua loja de veículos de luxo. Além dos mandados de busca, foram decretadas ordens judiciais de bloqueio de valores em contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas investigadas até o limite aproximado de 1 bilhão de reais.

As Acusações

O inquérito policial foi instaurado com base em informações de transações financeiras suspeitas envolvendo contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. O inquérito alegava que essas contas estavam sendo utilizadas para movimentar e ocultar recursos de origem ilícita e não declarados ao Fisco.

> ‘Foram identificadas movimentações, a crédito e débito, com terceiros “laranjas” (indivíduos sem capacidade financeira) e empresas “fictícias” (inexistentes) ou de “fachada”, parte delas ligada a indivíduos com extensa ficha criminal por delitos como tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e organização criminosa.’

Advertisement

O Impacto

Os impactos da Operação Mirante foram vastos e profundos. Além do confisco de bens e do bloqueio de contas bancárias, uma das consequências mais significativas foi a instauração de novas ações fiscais pela Receita Federal e pela Fazenda Municipal de SP.

Os registros mostram que um dos empresários investigados foi autuado pela Receita Federal do Brasil, no ano de 2023, em valores que superam os 43 milhões de reais. Em face das provas coletadas na investigação policial, a Receita Federal irá instaurar novas ações fiscais.

Conclusão

A Operação Mirante, embora focada em indivíduos e empresas em São Paulo, representa um esforço mais amplo para combater a lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros em todo o Brasil. É um lembrete de que ninguém está acima da lei e que a justiça sempre alcançará aqueles que tentam burlar o sistema.

Advertisement

Tags: `#OperaçãoMirante` `#LavagemDeDinheiro` `#Indaiatuba` `#JonatasDiasDosSantos`

[Compartilhe este artigo](LINK PARA COMPARTILHAR O ARTIGO)

Nota do Editor: Este artigo foi escrito por um jornalista profissional, comprometido em fornecer informações precisas e de qualidade. Se você encontrar algum erro ou omissão, por favor, entre em contato conosco.

Advertisement

Notícias Relacionadas:
1. [Emergência do HC registra superlotação e Unicamp pede para suspender envio de pacientes](LINK)
2. [Ceasa abre licitação para implantar nova plataforma de carga e descarga](LINK)
3. [Idoso em Santo Antônio de Posse é a quarta vítima fatal por dengue na região](LINK)
4. [Aluguéis fecham janeiro em alta, enquanto vendas caem na região](LINK)
5. [Sumaré é a única da RMC contemplada com um dos 100 novos institutos federais](LINK)
6. [Campinas nomeia mais 60 profissionais aprovados em concursos públicos](LINK)


Contato:

WhatsApp: (19) 9 9894-0016

Advertisement

Email: [email protected]

© 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Farnesi Digital.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement