Connect with us
Seminário Internacional de Rasaboxes - Uma Jornada Emocional Seminário Internacional de Rasaboxes - Uma Jornada Emocional

Destaque

Seminário Internacional de Rasaboxes – Uma Jornada Emocional

Published

on

Indaiatuba foi o palco da primeira edição do Seminário Internacional de Rasaboxes, um evento que reuniu fãs de artes cênicas e profissionais de diversas áreas em busca de novas formas de expressar e gerir emoções.

Rasaboxes: O Que É?

Rasaboxes é uma técnica concebida nas décadas de 1980 e 1990 por Richard Schechner. Esta abordagem oferece a intérpretes, atores e artistas uma ferramenta para acessar, expressar e gerir sentimentos e emoções no contexto das artes cênicas e também no campo profissional.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

A técnica dos Rasaboxes treina os participantes para expressar fisicamente oito emoções-chave identificadas pela primeira vez na Natyasastra, um texto sagrado hindu em sânscrito que ensina como lidar com teatro, dança e música.

Os Rasaboxes integram esta teoria ancestral juntamente com a pesquisa contemporânea de vários autores, sobretudo a do artista e pesquisador estadunidense Richard Schechner sobre emoção e sobre o ‘cérebro na barriga’ (o sistema nervoso entérico) e integram também estudos acerca da expressão facial da emoção, da neurociência das emoções e sobre a teoria da performance.

Advertisement

O Poder das Emoções

As oito emoções-chave, ou rasas, são: adbhuta (surpresa, deslumbramento), sringara (amor, eros), bhayanaka (medo, vergonha), bibhatsa (repulsa, revolta), vira (coragem, valetia), hasya (risada, o cômico), karuna (tristeza, compaixão) e raudra (ira).

Os Rasaboxes são uma ferramenta totalmente corporal e individual para expressar aquelas oito emoções-chaves principais separadamente e em combinação com a prática física direta.

A Essência da Performance

Na tradição hindu, rasa pode ser traduzido como sumo, sabor, aroma, essência. As rasas são os diferentes ‘sabores’ de energia e emoções que são sentidas durante uma performance artística ou uma situação da vida cotidiana.

Advertisement

Artistas podem explorar rasaboxes para compor cenas, criar coreografias ou música e mesmo inventar performances completas. No mundo além das artes, rasaboxes podem ser usados para liberar emoções, ajudar a descobrir sentimentos.

Oficinas e Atividades

O seminário contou com oito diferentes oficinas baseadas na técnica dos Rasaboxes, desde interpretação, palhaçaria e melodrama, até oficinas livres para qualquer pessoa interessada em se descobrir e promover seu cuidado emocional.

Uma das oficinas, ‘A pedagogia de Sotigui Kouyaté e o Rasaboxes’, foi exclusiva para adolescentes. Esta oficina foi baseada no ensinamento do mestre africano Sotigui Kouyaté e funcionou como antídoto para a intensa autocrítica e autorregulação que o jovem experimenta perante o grupo.

Advertisement

Conclusão

O Seminário Internacional de Rasaboxes foi uma oportunidade única para os participantes explorarem suas emoções de uma maneira completamente nova e empoderadora. Foi um evento que combinou a sabedoria ancestral com a pesquisa contemporânea, oferecendo uma abordagem inovadora para a expressão emocional e a performance.

Informações Adicionais:

O I Seminário Internacional de Rasaboxes foi realizado através do ProAC Editais da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Advertisement

Detalhes do Evento:

– Data: 22 a 27 de janeiro
– Local: Grupo de Teatro Estrada
– Endereço: Rua 5 de Julho, 1552, Centro, Indaiatuba (SP) confira o mapa
– Programação: confira aqui
– Inscrições: neste link
– Todas as atividades são gratuitas

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement