Connect with us
Todo apoio à greve dos trabalhadores da Toyota de Indaiatuba Todo apoio à greve dos trabalhadores da Toyota de Indaiatuba

Destaque

Todo apoio à greve dos trabalhadores da Toyota de Indaiatuba

Published

on

Introdução

Em 10 de abril, os trabalhadores da Toyota de Indaiatuba votaram pela greve contra a empresa. Esta ação foi realizada no contexto de um anúncio feito pelo vice-presidente Alckmin sobre o investimento de R$11 bilhões da Toyota na fábrica de Sorocaba e do anúncio feito no dia 05/03 pela empresa de fechamento da planta de Indaiatuba.

Contexto da greve

Na semana anterior à greve, os trabalhadores já haviam realizado uma paralisação contra a inflexibilidade da empresa. A Toyota prometeu garantir os 1500 empregos na nova fábrica de Sorocaba, com adicional e ajuda de custo. No entanto, as propostas individuais de PDV de até 30 salários que a empresa recentemente entregou a cada trabalhador, sem negociação prévia, mostram a incoerência da promessa.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Implicações da mudança da fábrica

A nova fábrica de Sorocaba está em outra base sindical, onde o piso salarial é inferior ao da base que abriga a fábrica de Indaiatuba. Mesmo que a empresa transfira os trabalhadores para Sorocaba, a previsão é de que a Toyota dispensará os trabalhadores com salários mais altos após um curto período de tempo.

Condições de trabalho em Sorocaba

O acordo coletivo e as condições de trabalho são também bem piores em Sorocaba, o que deixa claro que o fechamento da fábrica de Indaiatuba visa permitir que a Toyota explore mais os seus trabalhadores e aumente a precarização.

Advertisement

Declarações de apoio à greve

Flávia Telles, conselheira da APEOESP Campinas pela oposição, declarou seu apoio à luta dos trabalhadores da Toyota. Em suas palavras, ‘O fechamento da Toyota é um grande ataque e é parte dos ataques para precarizar a vida dos trabalhadores, que estamos vendo se aprofundar com a reforma trabalhista que foi aprovada pelo Temer, aprofundada com Bolsonaro e que se mantém no governo Lula-Alckmin. Querem precarizar as condições de trabalho ainda mais, e a empresa faz suas promessas, mas na prática significará demissões para os trabalhadores. É preciso que todos os sindicatos assumam essa luta como uma luta sua, nós professores estaremos em cada batalha dos trabalhadores da Toyota contra os patrões e os ataques’.

Necessidade de uma campanha solidária

É fundamental organizar uma forte campanha de solidariedade e luta contra o fechamento da fábrica. As centrais sindicais, especialmente as da região, devem convocar uma luta unificada pela manutenção da fábrica. Além disso, o conjunto dos movimentos sociais, sindicatos, oposições sindicais, movimento estudantil e organizações de esquerda devem abraçar essa batalha.

Conclusão

Devemos nos colocar à disposição para ajudar na luta dos trabalhadores da Toyota. É uma batalha que não diz respeito apenas a eles, mas a todos os trabalhadores que estão sendo oprimidos e explorados por empresas que se preocupam mais com o lucro do que com o bem-estar de seus funcionários.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement