Connect with us
indaiatuba 0 indaiatuba 0

Destaque

Toyota vai ampliar produção em Sorocaba e fechar unidade de Indaiatuba

Published

on

A Toyota, uma das principais montadoras de veículos do mundo, anunciou recentemente seus planos de ampliar a produção em sua unidade em Sorocaba, no interior de São Paulo, e fechar a fábrica de Indaiatuba, também localizada no estado paulista. Essa decisão faz parte de um plano estratégico da empresa para aumentar sua capacidade produtiva e se adaptar às demandas do mercado.

A unidade de Sorocaba será ampliada e receberá as operações da fábrica de Indaiatuba, que será fechada. Essa mudança está prevista para ocorrer a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026. A Toyota justifica essa decisão afirmando que visa a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba, o que representa um crescimento significativo na capacidade produtiva da empresa. As contratações para esses novos postos de trabalho terão início em meados de 2026 e, até 2030, espera-se que sejam criados 2 mil empregos diretos.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Além disso, a Toyota confirmou um plano de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030, sendo que R$ 5 bilhões já haviam sido confirmados até 2026. Esse anúncio é considerado o mais importante dos 66 anos de história da empresa no Brasil. Os recursos serão destinados para ampliar a capacidade de produção de veículos híbridos flex no país.

A montadora também revelou que serão lançados novos modelos de veículos. Um deles é um SUV compacto híbrido flex, que já havia sido anunciado no ano passado e tem previsão de produção para 2025. Outro modelo, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, será fabricado em Sorocaba. Há especulações de que se trate de uma caminhonete derivada do Corolla Cross. Esses novos veículos serão fabricados de acordo com a nova política para a indústria, o programa Nova Indústria Brasil, e o programa Mover, ambos anunciados recentemente pelo governo federal, que oferecem incentivos à sustentabilidade.

Advertisement

Além disso, a Toyota também planeja produzir um motor para o sistema híbrido de seus veículos na fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, a partir do próximo ano. E a partir de 2026, a planta de Sorocaba iniciará a fabricação de baterias para os veículos híbridos da empresa.

O CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, afirmou que a empresa está satisfeita em poder ampliar sua produção local e gerar mais empregos e desenvolvimento econômico para a sociedade. A Toyota também ressaltou que os novos veículos a serem fabricados no Brasil serão revelados oportunamente.

Com esses investimentos e ampliação da produção, a Toyota reforça seu compromisso com o mercado brasileiro e com a busca por soluções mais sustentáveis. Os veículos híbridos flex são uma tendência crescente no mercado automobilístico, e a empresa está se posicionando estrategicamente para atender a essa demanda.

Advertisement

Em resumo, a Toyota vai ampliar sua produção em Sorocaba, fechar a fábrica de Indaiatuba e investir bilhões de reais no Brasil. Essa decisão trará benefícios econômicos e sociais para o país, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento da indústria automobilística nacional.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement