Bolsonaro aparece “nu” em campanha contra a desinformação do governo federal

A entidade Repórteres Sem Fronteira, em parceria com agência BETC Paris, lançou uma nova campanha contra a desinformação do governo federal durante a pandemia.

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Utilizando o mote de defesa da “verdade nua e crua“, a campanha começou a ser veiculada nessa última segunda-feira, dia 22, e apresenta uma fotomontagem de Jair Bolsonaro, atual presidente, sem roupa e coberto apenas por uma placa que informa o número de mortes causadas pela Covid-19 e o número de casos confirmados da doença no país (até o momento de criação da peça.

Segundo a entidade, esta é uma forma simbólica de confrontar o presidente com a realidade “nua e crua” dos fatos, enquanto ele supostamente acusa a imprensa pelos acontecimentos recentes no país. 

O Brasil é hoje o terceiro país mais afetado no planeta pela Covid-19 e a campanha reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela.

Uma forma simbólica de confrontar o presidente Bolsonaro com a realidade nua e crua dos fatos, enquanto ele acusa a imprensa pelo caos instalado no país para desviar a atenção de sua desastrosa gestão da crise sanitária. O Brasil é hoje o terceiro país mais afetado no planeta pela Covid-19 e a campanha reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela. Fatos aos quais a população brasileira não teria acesso sem o trabalho dos jornalistas“, diz a entidade.

Hoje o Brasil está na 107ª posição entre os 180 países incluídos no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, publicado pela RSF.

Essa campanha propositalmente chocante visa despertar as consciências a reagirem aos ataques permanentes do sistema Bolsonaro contra a imprensa“, comentou Christophe Deloire, Secretário-Geral da RSF.

Os ataques não são apenas moralmente intoleráveis, mas também perigosos para a população brasileira que se vê privada de informações vitais sobre a pandemia. O trabalho dos jornalistas é fundamental para relatar os fatos e informar as pessoas sobre a realidade da crise sanitária. Mais do que nunca, o direito à informação, intimamente ligado ao direito à saúde, deve ser defendido no Brasil“, completou.

A campanha já está disponível em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol, português). A matéria completa sobre a campanha divulgada pode ser conferida diretamente no site oficial da RSF.

Fonte/Créditos: Exame.

Com informações de Publicitários Criativos

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