Notícias

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 23 de março

  • Publicação: 13/03/2020 15:37h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 189
Foto

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira RIC/PMI

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) antecipou a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e terá início em todo o país no dia 23 de março e segue até 23 de maio. O Departamento de Vigilância em Saúde informa que em Indaiatuba cerca de 69 mil pessoas dos grupos prioritários, fora as comorbidades devem ser vacinadas contra a gripe. A primeira fase da Campanha será destinada aos idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores de saúde. O Dia D está marcado para o dia 9 de maio. Ações de vacinação serão programadas no decorrer da Campanha, como por exemplo a vacinação em Praça Pública, nas Feiras Livres e mercados.

A outra parte da população que deve ser imunização é: crianças de 6 meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o Ministério da Saúde a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Novo Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Negócios 11:14 John Deere paralisa fábricas no Brasil; Centro de Peças segue operando

Em razão da pandemia de coronavírus, a fabricante de máquinas agrícolas John Deere informo…