Connect with us

Região

Aeroporto de Viracopos registra alta de 25,9% no movimento de passageiros no 1º quadrimestre de 2022

Artigo

em

Viracopos
Foto: Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos

LEIA TAMBÉM

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou em abril a quarta alta seguida de movimento de passageiros no ano e atingiu alta de 25,9% no acumulado do primeiro quadrimestre de 2022. Embarcaram ou desembarcaram pelo Terminal de Passageiros 3.591.844 na soma dos primeiros quatro meses do ano ante 2.853.044 do mesmo período de 2021.

Além do resultado positivo no primeiro quadrimestre, Viracopos teve o mês de abril mais movimentado do aeroporto desde o início da concessão em 2012. Foram 963,3 mil passageiros em abril deste ano contra 648,2 mil em abril de 2021, resultando em um crescimento de 48,61%.

Na comparação entre os meses de abril, na série histórica da concessão, o segundo melhor resultado agora ficou com abril de 2015, com 847,9 mil passageiros, seguido por abril de 2019, com 846,9 mil pessoas.

Após superar a marca de 10 milhões de passageiros em 2021 e passar a ser o terceiro aeroporto mais movimentado do Brasil, Viracopos começa o ano com quatro altas seguidas de passageiros, já que em janeiro, fevereiro, março e abril registrou altas de 8%, 11,5%, 40,6% e 25,9%, respectivamente, nos movimentos de embarque e desembarque na comparação com os mesmos meses do ano passado.

“Os resultados positivos neste primeiro quadrimestre de 2022 indicam que podemos superar, mais uma vez, a marca de 10 milhões de passageiros no ano. O aeroporto encerrou 2021 como o terceiro mais movimentado do país e segue operando com eficiência, segurança e agilidade como um dos melhores aeroportos brasileiros, já que, em março passado, o aeroporto recebeu novamente o prêmio anual de Melhor do Brasil 2021”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

Passageiros internacionais

Considerando apenas a movimentação de passageiros internacionais, e com a retomada gradual dos voos internacionais decorrente do arrefecimento da pandemia, Viracopos registrou alta de 407,1% no primeiro quadrimestre de 2022 na comparação com os quatro primeiros meses de 2021.

Embarcaram para o exterior ou desembarcaram do exterior pelo terminal internacional 173.051 pessoas nos primeiros quatro meses do ano ante 34.121 do mesmo período de 2021.

Já na comparação entre os meses de abril de 2021 e de 2022, a alta de movimentação de passageiros em voos internacionais chegou 480,83%, com 41.628 pessoas embarcando ou desembarcando ante 7.167 de abril do ano passado.

Melhor do Brasil em 2021

Viracopos foi eleito o Melhor Aeroporto do Brasil em 2021 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta foi a terceira vez que Viracopos conquistou o título anual, sendo que nas duas outras vezes anteriores o aeroporto ganhou na categoria geral, superando 20 aeroportos.

O anúncio do prêmio “Aviação +Brasil 2022” foi realizado no dia 28 de março, em Brasília. Viracopos já havia conquistado o mesmo título de Melhor do Brasil em 2018 e em 2019, ambos na categoria de Satisfação Geral. Viracopos é até agora o maior vencedor da história do Prêmio, que é realizado pelo Governo Federal desde o início das concessões, em 2013. Além dos 3 títulos anuais, Viracopos já venceu 13 vezes a pesquisa trimestral de melhor do país.

Balanço de 2021

Em 2021, Viracopos superou a marca dos 10 milhões de passageiros e registrou um aumento de 49,7% no movimento em relação ao ano de 2020. Embarcaram ou desembarcaram pelo terminal do aeroporto no ano passado 10.045.361 passageiros.

Com esta marca acima dos 10 milhões, Viracopos subiu no ranking dos aeroportos mais movimentados do Brasil, figurando entre os três primeiros colocados. Além disso, pela primeira vez na história, o aeroporto superou a marca de 1 milhão de passageiros em um mês (dezembro de 2021).

Ampliações no terminal

Com a elevação de demanda em 2021 e perspectiva de continuidade de crescimento de passageiros em 2022, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, intensificou a ampliação de diversas áreas no Terminal de Passageiros, incluindo a reabertura do piso 2 de desembarque a partir do dia 17/12/2021 e a ampliação da praça de alimentação com novos restaurantes e mesas no final do primeiro semestre de 2022.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também planeja colocar em operação mais quatro pontes de embarque e desembarque no primeiro semestre de 2022 por causa da expectativa de aumento de fluxo de passageiros. Todas as pontes que serão abertas ficam no chamado Píer B (que atende voos internacionais e nacionais).

Destas quatro pontes, duas serão destinadas aos voos domésticos e as outras duas serão híbridas, ou seja, podem ser usadas eventualmente em voos domésticos ou internacionais. São elas: B11, B12, B13 e B14.

Durante o ano de 2021, a concessionária já havia colocado em operação outras cinco pontes de embarque doméstico no Píer B, sendo elas: B2, B4, B6, B8 e B10. Estas pontes de embarque já estavam com a infraestrutura pronta, mas passaram por obras de acabamento e as escadas rolantes e os elevadores foram colocados em operação. Também foi aberto, no final de 2021, um segundo acesso de passageiros ao Píer B pelo hall de lojas.

PUBLICIDADE

Região

Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo

Artigo

em

Por

LEIA TAMBÉM

Passageiros no corredor do avião — Foto: Creative Commons/Daniel Lobo

O serviço de alimentação a bordo de aviões será liberado em voos domésticos neste domingo (22) após uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As companhias Gol e Azul informaram que retomarão o serviço já no domingo, enquanto a Latam voltará a oferecê-lo em 1º de junho.

A Gol disse que, no domingo, o atendimento ficará disponível em voos com origem nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Em 1º de junho, ele será disponibilizado em voos que saem de Brasília e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). A operação estará disponível em todos os voos domésticos da empresa a partir de 16 de junho.

“Seguindo as determinações da Anvisa por conta da pandemia da Covid-19, a Gol oferecia, desde dezembro de 2020, apenas água sob demanda nos voos nacionais”, informou. Em voos internacionais, o serviço de bordo da companhia já havia sido retomado em novembro de 2021.

A Azul anunciou que seu serviço de bordo será retomado no domingo e seguirá sem custo adicional. A empresa também afirmou que, recentemente, voltou a oferecer atividades infantis e a possibilidade do uso de chuveiros na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Já a Latam informou que voltará a oferecer snacks e bebidas gratuitamente em voos domésticos a partir de 1º de junho. A empresa planeja operar 542 voos domésticos por dia neste mês.

Uso de máscaras segue obrigatório

Apesar da liberação do serviço de bordo, a Anvisa manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. A decisão foi tomada pela diretoria da agência na última quinta-feira (12).

Na liberação do serviço de bordo, a Anvisa orientou que o atendimento seja o mais breve possível para não prejudicar significativamente o uso de máscaras de proteção facial pelos passageiros.

“Recomenda, também, que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos, pratos, garfos e outros”, disse a Anvisa, em nota.

Veja como tirar o passaporte

Veja como tirar o passaporte

Continue lendo

Região

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos para Profissionais com Deficiência

Artigo

em

Por

Há vagas para Itu e outras cidades

LEIA TAMBÉM

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, tem vagas abertas para pessoas com deficiência em  Itu, para assistente de operações.

Os candidatos e candidatas podem se inscrever em site exclusivo na plataforma da Gupy. A proposta é que as pessoas com deficiência cadastrem seu currículo no banco de talentos para serem considerados em futuras vagas de emprego na companhia.

Os profissionais podem conferir as informações sobrea oportunidade e participar dos processos seletivos no link abaixo. O recrutamento é feito pela Votorantim Cimentos para a Engemix.

 Assistente de Operações em Itu – Inscrição no site https://votorantimcimentos.gupy.io/jobs/1743912

Continue lendo

Polícia

Rapaz morto em acidente em Salto é sepultado em Itu

Artigo

em

Por

Leandro teria perdido o controle de sua motocicleta

LEIA TAMBÉM

Amigos e familiares de Leandro Roberto de Almeida, conhecido como Batata, estão usando as redes sociais para lamentarem sua morte. O rapaz de 40 anos perdeu sua vida após se envolver em um acidente de trânsito na manhã da última terça – feira (24), por volta das 07h45.

Segundo consta no boletim de ocorrência, Leandro transitava pela avenida Marechal Deodoro, no Jardim das Nações, em Salto – quando, ao que tudo indica, perdeu o controle da direção da motocicleta e colidiu na traseira de um Chevrolet S10 branca que estava estacionada na via. O condutor de um Volkswagen Fox ouviu um barulho: a principio pensou que seu veículo havia sido atingido. Ao parar, o motorista viu Leandro debaixo do utilitário.

O resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o rapaz não resistiu. A Polícia Civil investigará o caso. O local dos fatos, segundo ainda o boletim de ocorrência, foi alterado por populares.

Nas redes sociais, diversas pessoas estão se despedindo de Leandro que era muito conhecido e querido na região. “Meu lindo afilhado. A vida nos dá tremendos choques, é como estou me sentindo. Deus o receba. Siga seu caminho de luz. Meu garoto de ouro. Te amo além”, escreveu uma internauta. “Que Deus tenha em um bom lugar. Descanse em paz”, diz um amigo. O sepultamento do rapaz aconteceu no cemitério municipal em Itu, na manhã desta quarta-feira.

(Rick Caetano)

Com informações Jornal de Itu

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 7 horas

Motociclista morre atropelado por caminhão de lixo em Indaiatuba

O acidente aconteceu na noite de terça-feira (24) na Estrada Dr. Rafael Elias José Aun. Quando ocorreu a colisão, os...

DestaqueAtualizado há 13 horas

Sebrae-SP oferece capacitação gratuita para quem quer ser influencer

A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae-SP oferece uma ação focada em influenciadores digitais para as pessoas...

DestaqueAtualizado há 21 horas

Homem morre baleado em comércio em Indaiatuba

O crime ocorreu por volta das 23h30, nesta terça-feira (24). Ninguém foi preso até o momento. Na noite desta terça-feira...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Casa de Bolos abre processo seletivo para Auxiliar de Produção

Casa de Bolos é uma rede de franquias de lojas especializadas em bolos caseiros feitos com carinho. Já são mais...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Indaiatuba ganha nova rede de Supermercados que anuncia inauguração com descontos de até 70%

Mercado Mega Preço vai gerar novas vagas de emprego; Saiba como se inscrever A primeira loja do Mercado Mega Preço...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Final do concurso Rainha FAICI 2022 acontece nesta sexta-feira com show de Léo & Raphael

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 20h, vai acontecer no Clube 9 de Julho, em Indaiatuba, a grande final...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Suspeitos de planejar atentado em escola são levados à delegacia em Indaiatuba

Três pessoas foram ouvidas sobre o caso e disseram que era tudo “uma brincadeira” Dois menores, alunos da Escola Estadual...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Mulher fica ferida após ser atropelada por moto em Indaiatuba

Uma mulher de 57 anos foi atropelada por uma moto na manhã desta segunda-feira (23 ), na Rua Miguel Domingues,...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Kennametal abre processo seletivo para Operador de Produção

A Kennametal é um fornecedor americano de ferramentas e materiais industriais, está com oportunidades de emprego em Indaiatuba. Descrição: LEIA...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Taurus Festival chega ao Polo Shopping Indaiatuba com 15 estações de churrasco e Bar nas Alturas

De sexta-feira a domingo, 20 a 22 de maio, Indaiatuba vai receber o Taurus Festival de Assadores e Churrasqueiros BBQ...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS