Galinha de Salto surpreende ao botar ovos de diferentes tamanhos — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoalGalinha de Salto surpreende ao botar ovos de diferentes tamanhos — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoal

Galinha de Salto surpreende ao botar ovos de diferentes tamanhos — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoal

Uma galinha surpreendeu os donos ao botar ovos de diferentes tamanhos, em Salto (SP). De acordo com Emanuela Ferreira da Silva, de 19 anos, os ovos da Amarelinha, como a ave é chamada, medem de 1,5 centímetro a 7,5 centímetros.

Em entrevista ao G1, Emanuela afirmou que percebeu a diferença nos tamanhos dos ovos da galinha há cerca de um mês.

“Ela é saudável. Nós a temos há três anos, mas só de um mês para cá ela vem botando esses ovos diferentes. Minha mãe todo dia colhe ovo e, quando ela viu isso, achou estranho. O menor [tem só 1,5 centímetro e tem alguns que são bem maiores. O maior de todos não cheguei a medir, porque nós quebramos para ver como era dentro”, diz.

Amarelinha surpreendeu os donos ao botar ovos de diferentes tamanhos em Salto — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoalAmarelinha surpreendeu os donos ao botar ovos de diferentes tamanhos em Salto — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoal

Amarelinha surpreendeu os donos ao botar ovos de diferentes tamanhos em Salto — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoal

Emanuela afirma ainda que as pessoas acharam bem diferente, mas gostaram da “peculiaridade” da galinha.

“Quando vi, não acreditei. As pessoas acharam coisa de outro mundo. Eu não sei explicar, mas é bem diferente. Cada dia chegar no ninho dela e achar um tamanho de ovo diferente é muito legal”, diz.

Por que isso acontece?

A médica veterinária Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt explica que a situação é relativamente comum, porém, não é normal de acontecer.

Ela conta que alguns fatores podem influenciar na diferença de tamanho dos ovos do animal, como a alimentação, a idade ou até mesmo algum problema fisiológico ou reprodutor.

“É comum, mas não normal, principalmente em aves que conseguimos ter em casa. Não esperamos esse tipo de ovo, mas, dependendo da ave, pode ter um tipo diferente de casca, coloração, tamanho. O ideal é ter um padrão variando entre os tamanhos do início da vida reprodutiva até estar madura, mas não é para ser tão grande”, afirma.

Ovos de galinha medem de 1,5 centímetro a cerca de 7,5 centímetros — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoalOvos de galinha medem de 1,5 centímetro a cerca de 7,5 centímetros — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoal

Ovos de galinha medem de 1,5 centímetro a cerca de 7,5 centímetros — Foto: Emanuela Ferreira da Silva/Arquivo pessoal

“Ela vai acabar normalizando essa situação por fator externo, como a alimentação. Mas tem que ver outros fatores do ovo, como se está com defeito na casca. Se for muito grande, pode ter problema anatômico, se ela não está adaptada a fazer isso”, diz.

Regina afirma que, apesar da diferença de tamanho dos ovos e, em alguns casos, da coloração, o consumo não causa problemas para a saúde.

“Muita gente não sabe, mas as galinhas têm ovos com tamanhos e colorações diferentes. Aquele ovo que compramos no mercado tem um certo padrão por questão comercial, com o mesmo tamanho e cor, mas o ovo pode ser verdinho, vermelhinho, e pode ser consumido normalmente”, completa.

*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

Minas registra salto em mortes por causas respiratórias

Em tempos de alerta quanto à pandemia do novo coronavírus, diz O Estado de Minas, registro…