Connect with us
Boletim Dengue - Atualização Março de 2024 Boletim Dengue - Atualização Março de 2024

Itu

Boletim Dengue – Atualização Março de 2024

Published

on

Em Março de 2024, a cidade de Itu, localizada no estado de São Paulo, Brasil, enfrentou um aumento significativo nos casos de dengue. Este artigo visa fornecer uma visão geral da situação atual, discutindo o primeiro óbito confirmado, os números de casos confirmados, as ações preventivas em curso e as medidas de atendimento ao cidadão disponíveis.

Primeiro Óbito Confirmado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itu, o primeiro óbito por dengue no ano de 2024 foi confirmado. A vítima foi um homem de 45 anos, que faleceu em 13 de março. Ele estava internado na UTI do Hospital Municipal devido a outras complicações clínicas e foi diagnosticado com dengue em 07 de março.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

A Vigilância Epidemiológica de Itu está comunicando oficialmente este óbito às autoridades estaduais de saúde. Até o presente momento, além deste primeiro caso confirmado, não há nenhum outro óbito em investigação ou suspeito.

Números Atuais

Na manhã desta data, de acordo com a plataforma do Governo do Estado, dengue.saude.sp.gov.br/dengue, Itu registra 3946 casos confirmados de Dengue.

Advertisement

A Prefeitura de Itu tem feito um trabalho contínuo de combate à dengue e de monitoramento de pessoas doentes. Itu é uma das poucas cidades da região que utiliza o teste rápido, possibilitando a obtenção de diagnósticos precoces.

Teste Rápido

O teste rápido permite que o resultado do exame fique pronto em poucos minutos, possibilitando que o paciente comece a ser tratado imediatamente e que o trabalho de campo dos agentes de vetores ocorra de forma ainda mais rápida. A testagem rápida é realizada em pacientes do 1º ao 3º dia de sintoma.

Centro de Atendimento Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Centro de Atendimento Dengue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Unidade Básica de Saúde – UBS 05, localizada na Rua José Lira Filho, 53, Altos da Vila Nova. Pessoas com 12 anos ou mais que apresentarem os sintomas da doença poderão procurar pelo serviço para testagem, medicação e atendimento de enfermagem e médico.

Advertisement

Unidades de Pronto Atendimento

Além do Centro de Atendimento Dengue, os munícipes também podem procurar por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, na Avenida Nove de Julho, 691, Nossa Senhora Aparecida, e no Pronto Atendimento Municipal (PAM), na Rua Itagiba Vilassa, s/nº, Vila Martins.

Hospital da Criança

Crianças com até 12 anos que apresentarem sintomas da doença devem ser levadas ao Hospital da Criança, que funciona todos os dias durante 24h, na Rua Joaquim Bernardes Borges, 372, Centro.

Unidades Básicas de Saúde

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) também são porta de entrada para o paciente com suspeita de Dengue com sintomas leves. No município, atualmente, são 16 UBS, todas preparadas para avaliar os casos suspeitos e, se necessário, encaminhá-los ao Centro de Atendimento Dengue ou para a UPA, dependendo dos sintomas.

Advertisement

Ações de Combate

O trabalho de combate ao mosquito da Dengue no município de Itu ocorre de forma contínua, por meio de ações que seguem as diretrizes do Plano Nacional de Prevenção e Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde. Dentre as práticas estão visitas casa a casa, controle de pontos estratégicos, bloqueio em casos suspeitos e confirmados e controle químico do mosquito.

Decretos Municipais

Itu dispõe ainda de um Decreto Municipal que permite o acesso dos agentes em localidades em que seja necessária a entrada forçada. A cidade também conta com outro Decreto de autoria do Poder Executivo, que estabeleceu situação de emergência, agilizando e facilitando a aquisição de equipamentos e insumos para combater a doença, assim como possibilita a mobilização de servidores da Saúde em ações contra a Dengue.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da Dengue são febre, dor de cabeça, fraqueza, dor muscular, dor nas articulações e a dor atrás dos olhos. Em caso de sintomas, a pessoa deve procurar os serviços de Saúde do município.

Advertisement

Prevenção

Prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é a melhor forma de evitar a Dengue. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, por isso, além das ações tomadas pela Prefeitura, atitudes da população são importantes no enfrentamento à doença.

Conclusão

A situação da Dengue em Itu é preocupante, porém, as autoridades estão realizando todas as medidas necessárias para conter a disseminação da doença. É fundamental que a população também faça a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito e procurando atendimento médico ao apresentar os sintomas da doença.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement