Connect with us
Prefeitura de Itu anuncia estratégias de combate à dengue Prefeitura de Itu anuncia estratégias de combate à dengue

Itu

Prefeitura de Itu anuncia estratégias de combate à dengue

Published

on

Data: 07/02/2024

A prefeitura de Itu, através de um decreto municipal, anunciou uma série de medidas para combater a dengue em sua cidade. O prefeito Guilherme Gazzola assinou o documento que estabelece procedimentos de vigilância sanitária e epidemiológica, incluindo a entrada forçada em domicílios particulares quando necessário.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Contexto

Recentemente, a cidade de Itu tem enfrentado um aumento no número de casos de dengue, chikungunya e Zika vírus. Em resposta a essa situação, a prefeitura decidiu tomar medidas mais rigorosas para controlar a propagação dessas doenças.

Medidas tomadas

O decreto assinado pelo prefeito Gazzola faculta à autoridade sanitária do município o ingresso forçado em domicílios privados, sempre que necessário, para a realização de ações de combate à dengue. Isso inclui casos de recusa do morador ou a impossibilidade do ingresso em imóveis por motivos de abandono ou ausência de pessoas que possam abrir a porta.

Advertisement

> “Esse decreto foi assinado para auxiliar o trabalho de combate à dengue que é desenvolvido em Itu de forma contínua, ou seja, durante o ano todo. Nossas equipes têm enfrentado problemas de recusa para entrar ao imóvel a fim de verificar se há criadouros do mosquito Aedes aegypti no local e, muitas vezes, também em relação à aplicação de inseticida em imóveis, o que compromete o trabalho da Secretaria de Saúde. O decreto regulamenta o ingresso forçado, mas é importante lembrar que a colaboração da população é fundamental no combate à dengue”, destacou o prefeito.

Diagnóstico rápido

Além das medidas previstas no decreto, a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo, implementou em Itu o uso do teste rápido para dengue. Itu é uma das poucas cidades da região que utiliza essa ferramenta, que agiliza o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

O teste rápido para dengue está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em algumas unidades, o serviço está disponível até às 19h, e em casos de emergência, pode ser acessado 24 horas por dia.

Advertisement

Casos registrados

Entre 1º de janeiro e 6 de fevereiro de 2024, foram registrados 838 casos de dengue em Itu. Não houve registro de óbitos por dengue nesse período. O bairro com maior incidência de casos é o Jardim Alberto Gomes, onde foram realizadas todas as ações previstas pelas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue.

Em 26 dias úteis do último mês de janeiro, a equipe de Controle de Vetores realizou 15.408 vistorias a imóveis, resultando em 42 autuações. Durante essas vistorias, foram destruídos 352 criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti.

Ação conjunta

Para que as medidas de combate à dengue sejam efetivas, é necessário que a população colabore, permitindo a entrada dos agentes de saúde em suas residências e seguindo as orientações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Advertisement

Para mais informações sobre o Decreto 4157/2024, acesse o link: Decreto 4157/2024

Conclusão

Enfrentar a dengue é um desafio que exige ação conjunta entre o poder público e a sociedade. A prefeitura de Itu está comprometida em fazer sua parte e espera que a população faça a sua, ajudando a combater essa doença que pode ter consequências graves para a saúde pública.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement