Connect with us
O aumento alarmante de casos de dengue em Itu O aumento alarmante de casos de dengue em Itu

Salto

O aumento alarmante de casos de dengue em Itu

Published

on

A cidade de Itu, localizada no interior de São Paulo, tem enfrentado um grande desafio de saúde pública. Até o final de janeiro, foram registrados 728 casos de dengue, um aumento de 7.000% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Situação Atual

Apesar do número de casos de dengue ter aumentado em diversas partes do Brasil, principalmente devido à combinação de chuvas intensas e ondas de calor, a situação em Itu é particularmente preocupante. A cidade representa mais da metade de todos os casos de dengue registrados na região de Sorocaba.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

O bairro de Alberto Gomes possui o maior número de registros, com mais de cem casos confirmados. Acredita-se que uma das principais causas seja a água da chuva armazenada de maneira inadequada pelos moradores, que acaba se tornando um criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Impacto na Saúde Pública

O grande número de pessoas doentes e de casos suspeitos também tem afetado quem não apresenta sintomas da doença. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade têm recebido um volume muito maior de pacientes.

Advertisement

Uma moradora relatou ao Jornal de Itu que passou a tarde toda esperando para ser atendida, e uma enfermeira lhe disse que a maioria dos casos era de dengue, o que estava contribuindo para a demora no atendimento.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a dengue é eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Isso inclui água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso ou sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Outras medidas preventivas incluem o uso de roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, período em que os mosquitos são mais ativos, e o uso de repelentes e inseticidas, sempre seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros também são uma boa opção de proteção para quem dorme durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Advertisement

Atualização dos Dados

Os dados inicialmente divulgados apontavam 660 casos de dengue até o dia 27 de janeiro, mas a Secretaria Estadual de Saúde atualizou o número para 728.

Conclusão

A situação em Itu é um alerta para a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti. É fundamental que a população esteja consciente e tome as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a disseminação da dengue.

> ‘A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros.’

Advertisement

Referências:

Política de Privacidade
Jornal de Itu
Secretaria Estadual de Saúde

Artigos relacionados:

Advertisement

Museu da Energia de Itu promove oficinas de Carnaval
Primeiro livro de jornalista ituana será lançado dia 14 de março

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement