Connect with us
Construção em Indaiatuba - A necessidade da Licença Ambiental Construção em Indaiatuba - A necessidade da Licença Ambiental

Destaque

Construção em Indaiatuba – A necessidade da Licença Ambiental

Published

on

Introdução

Em meio ao crescente problema do desmatamento no Brasil, a cidade de Indaiatuba destaca-se por uma medida ambiental significativa. A obtenção de uma licença ambiental tornou-se um pré-requisito obrigatório para qualquer tipo de construção na cidade.

O Problema do Desmatamento no Brasil

Estudos indicam que aproximadamente 40% da madeira extraída da Amazônia é ilegal, sendo distribuída por todo o Brasil. Essa é uma preocupação governamental que vem, há anos, sendo objeto de discussão em nível nacional.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

A Lei de Indaiatuba

Em Indaiatuba, uma lei elaborada pelo vereador Arthur Spíndola fortalece o combate ao desmatamento e a preservação do meio ambiente. Desde maio de 2021, a lei obriga a emissão do Habite-se de novos imóveis ou de reformas que utilizem produtos e subprodutos florestais de origem nativa da flora brasileira.

Documento de Origem Florestal – DOF

Para obter a licença ambiental, o construtor deve possuir o Documento de Origem Florestal – DOF, emitido pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e fornecido, obrigatoriamente, pelo fornecedor do produto, junto à nota fiscal.

Advertisement

A Luta contra Crimes Ambientais

Segundo Spíndola, a lei foi necessária para que Indaiatuba contribua no combate aos crimes ambientais, que só aumentam em todo o país. A ideia é dar mais ferramentas para a fiscalização impedir a exploração da flora nativa, evitando problemas futuros.

Crescimento de Indaiatuba

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que Indaiatuba cresceu em mais de 55 mil habitantes nos últimos 12 anos, atingindo mais de 255 mil residentes. Com uma média de 2,81 moradores por residência, estima-se que a cidade tenha cerca de 90 mil moradias.

Construção Civil em Ascensão

O setor da construção civil em Indaiatuba continua em constante crescimento, o que gera importantes consequências ambientais e ecológicas. É inevitável a chegada de atividades ilegais de desmatamento na cidade devido ao Brasil ser um dos líderes do índice de desmatamento mundial.

Advertisement

Uso de Madeiras de Demolição

A lei municipal também se aplica a casos de uso de madeiras de demolição retiradas de fazendas antigas ou de outros lugares demolidos. Para legalizar essa situação, é possível fazer uma declaração ao município indicando o responsável legal pela obra.

Conclusão

A adoção da exigência de licença ambiental para construção em Indaiatuba é um passo significativo na luta contra o desmatamento e na preservação do meio ambiente. Resta a ser visto como essa medida será implementada e sua eficácia na redução do desmatamento ilegal.

Veja também

1. 2° Encontro de Observação de Aves de Indaiatuba
2. Indaiatuba terá 2ª edição do Encontro de Observação de Aves
3. Escassez de água: entenda o motivo e saiba como ajudar
4. Ilhas de calor: sem árvores cidades ficam mais quentes
5. Equipes do Projeto Bairro Verde percorrem Jardim Santorini para cadastro de plantio de árvores
6. Plantio do Projeto Bairro Verde acontece neste sábado (28) no Jardim Turim e Florença
7. Serviços Urbanos e Meio Ambiente divulga programação de ações em comemoração ao Dia da Árvore
8. Amazônia é um dos focos da ONU para a Agenda 2030

Advertisement

Informações de Contato

Para mais informações, contate-nos nos seguintes telefones: (19) 2516-4401 – (19) 2516-0001. Nosso endereço é Av. Conceição, 227 – Vila Castelo Branco – Indaiatuba/SP – 13338-165. Você também pode nos encontrar nas redes sociais através dos seguintes links: Facebook,
Instagram, [Youtube](https://www.youtube.com/channel/UCZkfpq-B2_S2HnPEbpWcHLg).

© Todos os direitos reservados – 2024

Compartilhe este artigo

Advertisement

Facebook

WhatsApp

Twitter

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement